loading

Liga Zon Sagres: Benfica com regresso tranquilo às vitórias

O Benfica reencontrou-se com as vitórias no Estádio da Luz, ao bater hoje o Nacional, por 2-0, um resultado que reforça o terceiro lugar dos “encarnados” na Liga portuguesa de futebol.

Liga Zon Sagres: Benfica com regresso tranquilo às vitórias

Depois das más experiências vividas com Belenenses e Olympiacos, o vice-campeão nacional recuperou a alegria da conquista dos três pontos em casa, perante um adversário que costuma ser “presa fácil” quando se desloca a Lisboa.

O Nacional, que vinha de três vitórias na prova e poderia chegar a esta oitava jornada à terceira posição, se surpreendesse os pupilos de Jesus na Luz, até nem jogou mal, mas não conseguiu escapar à sina de uma derrota clara.

Na primeira parte, um lance de grande inspiração do brasileiro Siqueira, aos 15 minutos, colocou o Benfica a ganhar, e na segunda, quando se esperava uma reação nacionalista, Cardozo “matou” o jogo, aos 48 minutos, a tirar partido de um deslize do adversário, no seu meio campo.

Quando o Nacional substituiu jogadores e assumiu uma postura mais ofensiva, pouco depois da hora de jogo, Jorge Jesus respondeu bem e trocou o discreto Rodrigo por Ruben Amorim.

Passou a jogar com um meio campo reforçado e dois extremos (4x3x3), um esquema perfeito para melhor conter, nos minutos finais, o ataque nacionalista.

A primeira substituição do Benfica ainda a meio da primeira parte, foi forçada, saindo lesionado o lateral Siqueira e entrando André Almeida.

O brasileiro que veio do Granada fora o grande destaque do jogo, até então, com um magnífico golo a concluir jogada que ele mesmo iniciou.

Primeiro, tabelinha com Gaitan, na esquerda, a fletir para a grande área. Depois, combinação com Cardozo, que lhe reenviou a bola por cima dos defesas, a isolar Siqueira na “cara” de Gottardi.

Cardozo, com essa assistência e mais um golo, é o outro destaque óbvio do Benfica. Sempre lutador, com sentido de posição e também ótimo a encontrar espaços para os seus companheiros.

O golo, logo no início da segunda parte, “nasceu” de uma desatenção do central Miguel, que permitiu que Gaitan e Cardozo aparecessem em situação de dois para um. Depois, bastou um passe “de morte” do argentino para o remate bem colocado do paraguaio.

Com o quarto golo na prova, Cardozo conseguiu fazer esquecer que Lima ficou no banco. Primeiro com Rodrigo atrás e depois como único ponta de lança, fez um grande jogo, aparecendo nos momentos essenciais.

A “despromoção” de Lima surpreendeu, tal como a chamada de Ivan Cavaleiro ao "onze" inicial. O jovem que veio da equipa B ocupou o lugar de Ola John como extremo e fez um jogo tranquilo, até ser substituído, já perto do fim, para a “chuva” de palmas dos adeptos, sempre a valorizar uma opção nacional na sua equipa.

Com Ivan Cavaleiro a começar o jogo e Ruben Amorim e André Almeida suplentes utilizados, foram três os portugueses hoje em ação pelo Benfica – um número invulgar, nos últimos anos.

Antes de começar o jogo, Nuno Gomes, “velha glória” da equipa da Luz, foi homenageado, a propósito do 10.º aniversário do novo estádio.

Foi ele quem marcou o primeiro golo na atual “catedral”, na inauguração oficial, contra o Nacional de Montevideu, passavam seis minutos do apito inicial. Nuno Gomes viria mesmo a bisar, nesse jogo em que os “encarnados” triunfaram por 2-1.

Programa da jornada

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013
Sp. Braga - Académica, 0 - 1

Sábado, 26 de Outubro de 2013
Olhanense - Arouca, 1 - 0
Rio Ave - Gil Vicente, 0 - 1
V. Setúbal - Belenenses, 0 - 0

Domingo, 27 de Outubro de 2013
Benfica - Nacional, 2 - 0
FC Porto - Sporting, 3 - 1
Marítimo - Estoril, 1 - 3

Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013
Paços Ferreira - V. Guimarães, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?