loading

Conselho de presidentes dá parecer negativo ao orçamento da Liga

O conselho de presidentes das competições profissionais de futebol deu hoje parecer desfavorável ao orçamento 2013/14 da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e teme pela falência da instituição.

Conselho de presidentes dá parecer negativo ao orçamento da Liga

"Tudo indica agora o chumbo tanto do orçamento como das contas apresentadas", revelou Tiago Ribeiro, presidente do Estoril, em declarações entre o conselho de presidentes e a assembleia-geral decisiva, que já principiou na sede da Liga.

Segundo o dirigente, 15 clubes votaram contra, houve sete abstenções e apenas um voto favorável ao orçamento apresentado pelo presidente da Liga, Mário Figueiredo.

"Dos valores apresentados como receitas, boa parte delas fictícias, não são verbas garantidas. Como duas ações judiciais que a Liga diz que pode ganhar, uma baseada em contrato verbal com a Santa Casa. Não é um proveito para o orçamento. Essa verba não vai existir", vincou.

Tiago Ribeiro diz que a situação atual "preocupa muito" todos os clubes: "Os valores apresentados não são reais, pelo que a Liga está praticamente em falência técnica".

"Isto tem de ser resolvido o mais rapidamente possível, pois o futebol português corre o risco de, na próxima época, não ter Liga e serem os clubes a pagar a competição", advertiu.

O representante diz que os clubes não querem Mário Figueiredo na presidência da Liga: "O recado foi dado a partir do momento em que foi chumbado o parecer favorável ao orçamento".

Tiago Ribeiro diz que Mário Figueiredo tem apresentado "vários factos absurdos" em sua defesa, nomeadamente quando fala em "coação de presidentes", garantindo que ninguém confirmou esse "facto mentiroso e ilegítimo".

Os presidentes desejam eleições com a maior brevidade "para começar o mais rapidamente possível o trabalho com a nova equipa".

"É urgente a destituição do atual presidente e uma discussão ampla até 02 de junho das alterações estatutárias para voltarmos a um modelo em que a Liga é governada pelos clubes e depois é contratado um presidente executivo. Não queremos mais este regime presidencialista, que praticamente levou a Liga à falência técnica em que se encontra hoje", concluiu.

Entre outros assuntos, a assembleia-geral que agora decorre serve para apreciação e deliberação sobre o relatório e contas relativo à época desportiva 2002-2013, bem como a apreciação e deliberação sobre o orçamento ordinário relativo à época desportiva 2013-2014.

O FC Porto está representado por Pinto da Costa, o Benfica por Luís Filipe Vieira e o Sporting pelo vice-presidente Vítor Ferreira.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?