loading

Portugal aspira a vários pódios nos Europeus de canoagem

Portugal apresenta-se de sexta-feira a domingo nos Europeus de canoagem da Alemanha com aspirações a vários pódios, embora as atenções da seleção estejam viradas para os Mundiais, um mês depois na Rússia.

Portugal aspira a vários pódios nos Europeus de canoagem

Em Brandenburg an der Havel, os K1 1.000 Fernando Pimenta e K1 200 Teresa Portela, o K2 500 campeão do Mundo Emanuel Silva/João Ribeiro e o K4 1.000 Fernando Pimenta/João Ribeiro/Emanuel Silva/David Fernandes são pretendentes às medalhas, face ao extenso currículo internacional.

Pimenta já teve vários pódios esta época em Taças do Mundo – em K1, K2 e K4 – e tem agora a oportunidade, sempre desejada, de provar o seu valor no ambicionado K1.

“Vou motivado, tranquilo porque fiz boa preparação. Este ano só não fui medalhado numa das provas, na qual fui quarto. Espero conseguir um bom resultado. Primeiro alcançar a final e depois bater-me novamente com os primeiros e tentar chegar às medalhas”, disse, à agência Lusa.

Medalha de bronze em K1 200 nos Europeus de 2011 e 2012, Teresa Portela volta a almejar o pódio, agora exclusivamente dedicada ao K1, cumprindo um plano de preparação individual, fora do âmbito da equipa técnica nacional.

Emanuel Silva e João Ribeiro juntam-se novamente no K2 500, com a responsabilidade de defender o título mundial – a distância não é olímpica, mas João Ribeiro esteve lesionado durante longo tempo e a equipa técnica não quer forçar o seu desemprenho, confiando que o vai ter na máxima força para os 1.000 nos Mundiais.

“Tive uma lesão nas costas e treino há pouco tempo. Claro que queremos entrar na final e ir às medalhas, mas precisamos de ter humidade suficiente, pois todos o querem. Espero estar bem no Europeu, mas o objetivo é estar na máxima forma no Mundial”, refere João Ribeiro.

Emanuel Silva recorda que este é um barco “que já deu provas de grande sucesso” e prometeu “trabalhar pelos lugares da frente, tal como no K4”.

O K4 foi campeão da Europa no ano de estreia, em 2012, com recorde do Mundo, sendo que em 2013 conquistou a prata.

A convocatória de 13 elementos contempla apenas uma canoa, Hélder Silva, e destaca-se ainda pelo facto de a jovem Francisca Laia substituir a olímpica Teresa Portela no K4.

A dedicação exclusiva de Teresa Portela ao K1 (já acumulou com K2 e K4, com evidente desgaste suplementar) abre espaço a novos valores que procuram afirmar-se antes do Rio2016.

Francisca Laia, Inês Esteves e Fátima Cabrita juntam-se a um grupo que inclui ainda as olímpicas Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues, as duas últimas paradas em 2013 por terem sido mães.

A reestruturação feita na canoagem leva a que o selecionador Ryszard Hoppe treine as mulheres e as canoas masculinas, enquanto os kayaks masculinos são da responsabilidade de Hélio Lucas e José Sousa, respetivamente treinadores de Fernando Pimenta e Emanuel Silva.

O apuramento olímpico disputa-se em 2015, pelo que estes Europeus se perfilam como muito importantes para a definição das tripulações a trabalhar no próximo ano.

Tripulações de Portugal nos Europeus da Alemanha:

1000 metros:
K1 Fernando Pimenta.
K4 Fernando Pimenta/João Ribeiro/Emanuel Silva/David Fernandes.

500 metros:
K1 Teresa Portela.
K2 Emanuel Silva/João Ribeiro e Fátima Cabrita/Inês Esteves.
K4 Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues.

200 metros:
K1 Teresa Portela e Diogo Lopes.
K2 Joana Vasconcelos/Beatriz Gomes.
C1 Hélder Silva.

5.000 metros:
K1 Fernando Pimenta.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?