loading

Observador: As estrelas africanas da Premier League

Há algumas semanas, Willy Sagnol, treinador do Bordéus, surpreendeu ao assumir que não daria prioridade à contratações de jogadores africanos, por preferir a inteligência e disciplina dos nórdicos. Na Premier League, pelo contrário, são cada vez mais os futebolistas oriundos de África a dar nas vistas.

Observador: As estrelas africanas da Premier League

Força e rapidez. São normalmente estas as caraterísticas de um jogador africano. Muitos treinadores acabam por preferir outro tipo de futebolistas, normalmente mais disciplinados: a nível tático e comportamental. E terão sido estes os motivos que levaram Sagnol a proferir tais afirmações, mesmo sabendo-se que a maioria dos conjuntos franceses continua a apostar claramente nos valores africanos.

Na Premier League, um dos campeonatos mais prestigiados do planeta, são muitas as estrelas africanas que têm dado nas vistas desde o início da temporada. Acompanhe o Futebol 365 e conheça as principais figuras oriundas desse continente que têm deliciado os fervorosos adeptos do país de Sua Majestade.

Diafra Sakho:
Descoberto por Sam Allardyce nos franceses do Metz, este internacional senegalês tem sido o goleador de serviço na equipa do West Ham, que ocupa um milionário quarto lugar com 11 jornadas disputadas na Premier League. Sakho leva cinco golos em oito jogos, marcados de forma consecutiva, três deles frente a Liverpool, Man Utd e Man City.

Papiss Cissé:
Já não é novo nestas andanças e, após uma época 2013-14 algo apagada, tem voltado aos golos em 2014-15, aproveitando o bom momento de forma do Newcastle para dar nas vistas. Em cinco jogos, Papiss Demba Cissé leva quatro golos e é mais um senegalês a mostrar uma veia goleadora muito denunciada.

Momo Diamé:
Não há duas sem três e Diamé é outro senegalês em grande nestas primeiras jornadas da Premier League. Após cinco anos de experiência neste campeonato, entre Wigan e West Ham, o médio de 27 anos chegou ao Hull City para ser titular e leva quatro tentos em oito aparições pelos 'tigers'. Marcou no empate entre Arsenal e Hull (2-2), no Emirates Stadium.

Wilfried Bony:
Após uma excelente época de estreia ao serviço do Swansea (17 golos), onde chegou para fazer esquecer o espanhol Michu, Bony voltou a começar em grande forma a temporada 2014-15. Com quatro tentos em 11 jornadas, o costa-marfinense é um dos principais responsáveis do excelente quinto lugar dos galeses na Premier League.

Samuel Eto´o:
Já é uma lenda do futebol africano e, aos 33 anos, está a mostrar que nunca é tarde para recomeçar quando se julga estar tudo inevitavelmente terminado. 'Despachado' por Mourinho do Chelsea, o experiente avançado camaronês tem conquistado o seu espaço no Everton de Roberto Martinez, levando três golos na Premier League e um na Liga Europa.

Victor Wanyama:
Um verdadeiro 'poço de força' no meio-campo do Southampton, surpreendente segundo classificado da Premier League, a quatro pontos do líder Chelsea. O queniano de 23 anos continua a dar excelentes indicações na sua segunda época por terras de Sua Majestade e, apesar de ter terminado a última edição da prova em branco, leva agora três golos em dez jogos. Tem um remate fulminante e sempre pronto a surpreender. A distância não costuma ser um obstáculo.

Mame Biram Diouf:
Apareceu no Manchester United ainda muito novo, mas nunca conseguiu convencer Alex Ferguson, tendo mesmo rodado no Blackburn. Em 2011 rumou aos alemães do Hannover e a passagem pela Bundesliga parece ter-lhe feito muito bem. Regressado, o rapidíssimo extremo senegalês leva três golos em dez jogos disputados pelo Stoke City.

Sadio Mané: É o quinto senegalês desta lista. Tal como o compatriota Diafra Sakho, começou por dar nas vistas com a camisola do Metz, tendo depois rumado aos austríacos do Salzburgo, onde foi esta época descoberto por Ronald Koeman. No Southampton tem sido uma verdadeira 'arma secreta', somando dois golos em seis jogos.

Outros jogadores africanos na Premier League:

Emmanuel Adebayor (Tottenham/Togo, 2 golos em 10 jogos);
Victor Anichebe (Everton/Nigéria, 1 golo em 6 jogos);
Sammy Ameobi (Newcastle/Nigéria, 1 golo em 6 jogos);
Didier Drogba (Chelsea/Costa do Marfim, 1 golo em 7 jogos);
Marouane Chamakh (Crystal Palace/Marrocos, 1 golo em 8 jogos);
Jeffrey Schlupp (Leicester/Gana, 1 golo em 8 jogos);
Victor Moses (Stoke/Nigéria, 1 golo em 9 jogos);
Stéphane Sessegnon (WBA/Benin, 1 golo em 10 jogos);
Yaya Toure (Man City/Costa do Marfim, 1 golo em 10 jogos);
Yala Bolasie (Crystal Palace/Rep. Congo, 1 golo em 11 jogos).

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?