loading

Dakar-2015 com partida e chegada em Buenos Aires

O Rali Dakar de 2015 parte de Buenos Aires, a 04 de janeiro, e termina também na capital argentina, a 17, depois de percorrer 9.200 quilómetros, anunciaram hoje em Paris os organizadores da prova rainha de todo-o-terreno.

Dakar-2015 com partida e chegada em Buenos Aires

A competição vai ter partida e chegada no mesmo local pela sexta vez na sua história, quatro das quais, precisamente, em Buenos Aires (2009, 2010, 2011 e 2015), depois de ter passado por alguns locais emblemáticos, como o deserto chileno de Atacama e o “salar” (deserto de sal) de Uyuni, na Bolívia.

O Dakar2015 visita três países – Argentina, Chile e Bolívia -, mas o trajeto de 9.200 quilómetros (4.600 dos quais cronometrados para automóveis e motos) não será igual para todas as categorias e os camiões nunca pisarão solo boliviano, a fim de não danificarem o frágil “salar” de Uyuni.

Após 14 duras etapas e um dia de repouso em Iquique (Chile), o Dakar consagrará em Buenos Aires os seus campeões e a Peugeot é uma das mais fortes candidatas aos lugares do pódio, apostando muito no seu regresso numa prova que dominou entre 1987 e 1990, pela mão dos finlandeses Ari Vatanen e Juha Kankkunen.

Para 2015, a marca do leão entregou os 2008 DKR aos franceses Stéphane Peterhansel, recordista de vitórias, com 11 triunfos (seis dos quais na “anterior vida” de “motard”), e Cyril Despres, pentacampeão nas motos, e o espanhol Carlos Sainz, vencedor em 2010 e antigo campeão mundial de ralis.

Os três pilotos da Peugeot terão como principais rivais os homens da Mini, Nasser Al-Attiyah, do Qatar, e o espanhol Nani Roma, campeão em título, restando aos restantes concorrentes com maiores ambições esperar que as habituais “armadilhas” do Dakar façam baixas entre os favoritos.

Entre aqueles, Carlos Sousa, o melhor português de sempre na categoria de automóveis, com o quarto lugar conquistado em 2003, volta a apresentar-se na linha de partida, ao volante de um Mitsubishi, numa classe em que vai competir também Ricardo Leal dos Santos.

Nas motos, aos comandos de uma Honda, Hélder Rodrigues, terceiro classificado em 2011 e 2012, melhor resultado de um “motard” luso, encabeça a “armada” portuguesa, composta ainda por Paulo Gonçalves (Honda), Ruben Faria (KTM) e Mário Patrão (Suzuki).

José Martins, que conduz um Renault na categoria de camiões, será um dos 665 aventureiros inscritos para a sétima edição do Dakar por terras sul-americanas, provenientes de 53 países, três dos quais estreantes absolutos: Índia, Nova Zelândia e Taiwan.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?