loading

Comité Executivo da UEFA alivia regras do 'fair-play' financeiro

O Comité Executivo da UEFA decidiu hoje aliviar as regras impostas pelo ‘fair play’ financeiro aos clubes de futebol europeus.

Comité Executivo da UEFA alivia regras do 'fair-play' financeiro

Com as regras hoje aprovadas, os clubes incumpridores que adiram voluntariamente a um plano de regularização da sua situação financeira passam a dispor de uma tolerância no que concerne à participação em competições sob a égide da UEFA.

Os clubes terão assim até 31 de dezembro, mesmo antes de saberem se garantem a participação nas competições europeias, para demonstrar a adesão voluntária a um “acordo de regularização”, cabendo depois à instância de controlo financeiro da organização emitir um parecer até à primavera do ano seguinte e permitir a abertura de um processo de saneamento que pode durar até quatro épocas (mais uma do que inicialmente previsto).

O princípio do ‘fair-play’, porém, mantém-se, nomeadamente no que respeita às restrições financeiras impostas aos clubes.

De acordo com o princípio do ‘fair-play’ financeiro, um clube não pode gastar mais do que ganha, sob pena de sanções que podem chegar até a exclusão das competições da UEFA.

O ‘fair play’ financeiro exige que os clubes envolvidos na Liga dos Campeões e na Liga Europa recuperem gradualmente o seu equilíbrio financeiro.

O presidente da UEFA, Michel Platini, saudou em comunicado a decisão do comité executivo, sublinhando que “as novas regras visam reforçar o ‘fair-play’ financeiro” e “evoluir de um período de austeridade para outro caracterizado pelo crescimento e desenvolvimento duráveis”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?