loading

Vereadora do PS defende medalhas para Pinto da Costa e António Barros

A vereadora do PS Carla Miranda defendeu hoje a atribuição de medalhas de Honra da cidade a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e a António Barros, que durante 18 anos liderou a Associação Amigos do Coliseu.

Vereadora do PS defende medalhas para Pinto da Costa e António Barros

“Não percebo por que é que Pinto da Costa continua sem receber uma medalha. E António Barros. É uma medalha de honra de que estou a falar, como a medalha máxima pelos serviços prestados à cidade”, alertou Carla Miranda, a única socialista a quem não foi atribuído pelouro no âmbito do acordo pós-eleitoral assinado entre os independentes do presidente da autarquia, Rui Moreira, e o PS.

Na reunião camarária pública em que foram aprovadas por unanimidade todas as propostas de atribuição de medalhas numa cerimónia a realizar a 09 de julho, a vereadora alertou estar a referir-se a medalhas de Honra para Pinto da Costa, presidente do FC Porto há 33 anos, e para António Barros depois, ao ouvir o nome do ex-presidente do Coliseu, Rui Moreira ter respondido que “já recebeu”.

“António Barros foi presidente da Associação Empresarial de Portugal e foi durante 18 anos presidente da Associação de Amigos do Coliseu do Porto. Acho que lhe devíamos esse favor [a atribuição da medalha]. Vou continuar a fazer estas sugestões para ambos”, notou Carla Miranda.

A vereadora lamentou ainda que a Câmara esteja a “banalizar um bocadinho a atribuição de medalhas” e a “agradecer um momento ou um evento”, admitindo, contudo, nada ter a opor aos medalhados deste ano – as medalhas municipais de Honra de 2015 vão ser atribuídas ao Instituto Politécnico do Porto (IPP), ao bispo emérito de Setúbal Manuel Martins e ao fundador do PSD Miguel Veiga.

Já em 2014, na reunião camarária de 17 de junho, a vereadora do PS tinha criticado o facto de o presidente do FC Porto não ter sido incluído na lista de personalidades a receber medalhas da cidade.

Em declarações à Lusa, Carla Miranda afirmou que 2014 seria o ano em que tal “faria sentido”, após 12 de mandato do social-democrata Rui Rio “com muitas discórdias” com o clube.

O adjunto do presidente da Câmara do Porto, Nuno Santos, disse depois não ser “verdade que a vereadora tenha apresentado formalmente na Câmara o nome de Jorge Nuno Pinto da Costa”.

A 01 de julho, os vereadores do PSD na Câmara do Porto defenderam a socialista por “ter sido objeto de crítica por emissários políticos” de Moreira.

Em declarações aos jornalistas no fim de uma reunião camarária, o social-democrata Ricardo Almeida indicou que o autarca justificou a opção de não dar, naquele ano, o galardão ao presidente portista por “uma questão de sensibilidade”, já que um dos medalhados era o ex-presidente da autarquia, o social-democrata Rui Rio.

Fonte da Câmara do Porto confirmou na ocasião à Lusa que o autarca entendeu que não seria “cortês” a atribuir medalhas às duas personalidades da cidade no mesmo ano.

Quanto à reunião de hoje, tanto o social-democrata Amorim Pereira com o vereador da CDU Pedro Carvalho reivindicaram que os nomes dos homenageados “deviam ser consensualizados com a oposição”

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?