loading

Benfica-Sporting: Muito mais do que uma final

É já amanhã o primeiro jogo oficial da época 2015-2016. Benfica e Sporting vão defrontar-se no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira. Um encontro entre as duas principais equipas de Lisboa que promete ser mais do que um simples jogo de futebol. Jorge Jesus vai reencontrar a sua antiga equipa e Rui Vitória, depois de uma pré-época pobre em exibições e resultados, tem um grande teste pela frente. Independentemente de quem ganhe, muito do que se irá passar no resto do campeonato pode passar por este jogo.

Benfica-Sporting: Muito mais do que uma final

O jogo ainda nem começou e os ânimos já aqueceram.

Jorge Jesus disse na quinta-feira à noite, em entrevista à RTP, que o Benfica ainda não tinha mudado nada na sua forma de jogar e que ainda via no clube encarnado as suas ideias refletidas. Uma declaração já muito comentada um pouco por todo o espaço mediático e que não deixou de gerar polémica. Os já tão conhecidos 'mind games' do novo treinador do Sporting demonstram bem a importância que o jogo da Supertaça tem para as duas equipas.

É verdade que no nível desportivo este jogo vale 'somente' um troféu, mas no aspeto emocional a sua importância é incomensuravelmente maior. Tanto Benfica como Sporting podem definir muito daquilo que será o resto da temporada já amanhã.

Aqui entra o fator Jesus. Em caso de vitória do Sporting, o treinador leonino começa logo a marcar pontos e a pôr os adversários em sentido para o que se seguir da temporada. Se o Benfica levar a melhor, Jesus fica numa posição de inferioridade e deixa clara a ideia que muito trabalho terá ainda de ser feito em Alvalade. Sabendo-se que o presidente Bruno de Carvalho não tem a paciência como uma das suas maiores virtudes, perder já a Supertaça pode vir a tornar-se problemático no futuro.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Por muito que os treinadores desvalorizem o confronto entre eles, o jogo da Supertaça é também um confronto entre duas personalidades diferentes. O treinador dos leões é irreverente, não valoriza os aspetos comunicacionais e, do ponto de vista desportivo, defende um futebol de ataque com transições rápidas. Por seu lado, Rui Vitória é um treinador mais introvertido, muito bom a comunicar e que equilibra mais as suas equipas do ponto de vista defensivo. O jogo da Supertaça é também, por tudo isto, um encontro entre duas marcas distintas.

Muito do futuro dos dois treinadores e das equipas que orientam pode decidir-se neste jogo. É nesta finais que os jogadores se transcendem e é ganhando que se constroem os níveis de confiança.

Nesta fase da temporada, e fruto da pré-época realizada pelos dois clubes, Rui Vitória e o Benfica estão mais pressionados a vencer. A pré-época dos encarnados no aspeto financeiro foi um sucesso. No entanto, o lado desportivo foi descurado e percebeu-se que nem tudo correu bem aos encarnados dentro das quatro linhas. O Benfica vê-se ainda pressionado pelo facto de Jesus ter trocado a Luz por Alvalade. Como já escrevi neste espaço, qualquer vitória do Sporting esta época será sentida de forma muito negativa pelos adeptos do Benfica, muito mais do que em outros anos.

Por muito que os dois treinadores o desvalorizem, o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira é do ponto de vista organizacional e desportivo essencial para o que se afigura do resto da época. Até o FC Porto estará muito atento ao que se passar amanhã no Algarve. Afinal, mais do que nunca, esta época promete ser uma luta a três. Contudo, no final só um poderá cantar vitória. As primeiras conclusões tiram-se já amanhã. Estamos todos à espera com ansiedade!

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?