loading

Síntese: Belenenses junta-se a Sporting e Sp. Braga na Liga Europa

O Belenenses juntou-se hoje a Sporting e Sporting de Braga na fase de grupos da Liga Europa, um feito inédito do clube do Restelo, num ‘play-off’ marcado pela eliminação de Panathinaikos, Southampton e Standard Liège.

Síntese: Belenenses junta-se a Sporting e Sp. Braga na Liga Europa

Ajax e Athletic Bilbau, com alguma dificuldade, garantiram o apuramento, enquanto o Borussia Dortmund esmagou o Odd, por 7-2, para um total de 11-5 na eliminatória.

Em Lisboa, depois do triunfo por 1-0 na Áustria, selado por Tiago Caeiro, um ‘nulo’ qualificou o conjunto de Sá Pinto, que, antes de afastar os ‘carrascos’ do Vitória de Guimarães, já tinha eliminado o Gotemburgo, na terceira pré-eliminatória.

O conjunto de Belém não participava nas provas europeias desde 2007/08, nunca tinha ultrapassado duas eliminatórias e havia passado pela última vez uma ronda em 1988/89 – dois triunfos por 1-0 face ao Bayer Leverkusen, na Taça UEFA.

Pelo caminho, e frente a adversários teoricamente mais fracos, ficaram Panathinaikos (de Zeca), Southampton (de José Fonte e Cedric) e Standard Liàge, com destaque para o desaire dos gregos.

A formação da Atenas, com Zeca a titular, despediu-se das competições europeias com um empate a dois golos na receção ao Qabala, depois do ‘nulo’ na primeira mão, no Azerbaijão. O brasileiro Dodo foi a figura dos forasteiros, com dois golos.

O Southampton, que está a ter um início de temporada difícil no campeonato inglês, deixou-se eliminar pelo Midtjylland, com uma derrota por 1-0 na Dinamarca, após o empate a uma bola na primeira mão.

Com Fonte no ‘onze’ e Cedric sem sair do banco de suplentes, a formação comandada pelo holandês Ronald Koeman (ex-Benfica) não conseguiu responder ao golo solitário de Rasmussen, aos 28 minutos.

O Standard Liège também caiu perante uma equipa nórdica, neste caso o Molde, da Noruega, apesar do triunfo caseiro por 3-1. Na primeira mão, o emblema escandinavo tinha vencido por 2-0.

Depois de um triunfo na Grécia por 1-0, o Fenerbahce, de Vitor Pereira, confirmou o apuramento com nova vitória sobre o Atromitos, desta vez por 3-0, com um ‘bis’ do avançado brasileiro Fernandão. Nani foi titular e Raúl Meireles entrou no decorrer da segunda parte, na equipa turca.

Mais sorte teve outra equipa helénica, o PAOK Salónica, que empatou no campo do Brondby (1-1) com Ricardo Costa a marcar o golo dos forasteiros. O internacional português fez dupla no centro da defesa com o seu compatriota Miguel Vitor. No primeiro duelo, os gregos tinham goleado (5-0).

Com um ‘hat-trick’ de Marco Reus e um ‘bis’ do japonês Kagawa, o Borussia Dortmund ‘despachou’ o Odd, da Noruega, no resultado mais dilatado da jornada.

Um empate a zero na República Checa, perante o Jablonec, foi suficiente para o Ajax reservar lugar na fase de grupos, valendo um triunfo por 1-0 em Amesterdão, enquanto o Athletic Bilbau recebeu e venceu Zilina, por 1-0, e recuperou do 3-2 sofrido na Eslováquia.

Na Suíça, de nada valeu o ‘bis’ do médio português Nelson Ferreira no empate (3-3) do Thun frente ao Sparta Praga, acabando os checos por seguir em frente.

O sorteio da fase de grupos da Liga Europa está agendado para sexta-feira, às 12:00, no Mónaco.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?