loading

Portugal e Irlanda do Norte confirmam, Alemanha surpreendida na Irlanda

A seleções de Portugal e da Irlanda do Norte confirmaram hoje o apuramento direto para o Europeu de futebol de 2016, num dia marcado pela derrota da Alemanha na Irlanda, adiando a qualificação dos germânicos.

Portugal e Irlanda do Norte confirmam, Alemanha surpreendida na Irlanda

A apenas um ponto de marcar presença no europeu de França, e com dois jogos para o fazer, a seleção lusa não facilitou e bateu a Dinamarca por 1-0, em Braga, com um tento solitário de João Moutinho, aos 66 minutos, enquanto a Irlanda do Norte assegurou a presença pela primeira vez na fase final de um europeu, ao receber e vencer a Grécia por 3-1.

Em Braga, Portugal foi um justo vencedor, apesar de ter sido pela margem mínima, perante uma Dinamarca que precisava do triunfo para se manter com uma margem confortável sobre a Albânia na luta pelo segundo posto.

Apesar do desaire, os dinamarqueses não tiveram uma ronda completamente negativa, uma vez que a Albânia, já nos minutos finais da receção à Sérvia, perdeu por 2-0. Nas contas do Grupo I, os dinamarqueses, que fecharam hoje a sua participação, contam mais um ponto do que a Albânia e precisam agora que os albanenses não vençam na Arménia, no domingo, na última ronda do grupo.

Em Belfast, a Irlanda do Norte qualificou-se pela primeira vez na sua história para a fase final de um campeonato da Europa, ao vencer em casa a Grécia (3-1), em encontro do Grupo F.

Steven Davis, aos 35 e 58 minutos, e Josh Magennis, aos 49, apontaram os tentos dos norte-irlandeses, que apenas tinham estado em três fases finais do Mundial (1958, 1982 e 1986), enquanto Christos Aravidis, aos 87, faturou para os gregos, surpreendentes últimos classificados desta 'poule'.

Para a última ronda deste grupo, a Roménia, segunda classificada com mais um ponto do que a Hungria, necessita apenas de fazer o mesmo resultado que os húngaros, sendo que os romenos jogam em casa das Ilhas Faroé e a Hungria na Grécia, com a seleção húngara a necessitar de fazer melhor resultado do que a Roménia.

Claramente considerada a seleção mais forte do Grupo D, a Alemanha adiou surpreendentemente a qualificação para a última ronda, na qual garante o apuramento se pontuar na receção à acessível Geórgia, ao perder na Irlanda por 1-0, após um golo de Shane Long, aos 70.

Uma nova, mas improvável, derrota colocará os germânicos nas 'mãos' de Polónia e Irlanda, formações que se encontram empatadas no segundo posto com 18 pontos - vantagem para os polacos - e que, no caso de desaire germânico e empate entre ambas, atirarão os alemães para o terceiro lugar, uma vez que somarão todos 19 pontos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?