loading

Conselho da Europa pede «cartão vermelho» para «sistema podre da FIFA»

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) exigiu hoje uma renovação profunda daquilo a que designou de “sistema podre da FIFA” e algo que vá além da suspensão temporária dos seus dirigentes.

Conselho da Europa pede «cartão vermelho» para «sistema podre da FIFA»

“Todo o sistema da FIFA, que mantinha as confederações e os seus líderes felizes, com enormes quantidades de dinheiro, está podre. A simples substituição de pessoas não resolve o problema. É hora do apito final”, considerou a presidente da APCE, Anne Brasseur.

A máxima responsável do órgão parlamentar do Conselho da Europa fez uma analogia com o jogo e disse que a FIFA deveria receber o mesmo tratamento que os futebolistas, receber um cartão vermelho, de expulsão, por acumulação de amarelos.

“A FIFA tem recebido muitos cartões amarelos durante muito tempo. É o momento de ver o cartão vermelho”, disse.

A APCE já havia instado a FIFA a adotar uma gestão transparente nas tomadas de decisões, nomeadamente na área de atribuição de contratos comerciais de direitos televisivos, venda de bilhetes ou promoção.

Blatter e o presidente da UEFA, Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu da instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também já assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?