loading

Sérvia-Portugal: Fernando Santos pode igualar feito único de Cabrita

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, pode selar domingo, na Sérvia, uma qualificação perfeita, nos jogos que orientou, repetindo o feito, até agora único, do malogrado Fernando Cabrita.

Sérvia-Portugal: Fernando Santos pode igualar feito único de Cabrita

Desde que substituiu Paulo Bento, despedido após a estreia a perder na corrida ao Europeu de 2016, na receção à Albânia (0-1), Fernando Santos venceu os seis jogos de apuramento, todos por um golo diferença.

Na história da seleção lusa, o único caso similar aconteceu na corrida ao Europeu de 1984, com Fernando Cabrita a vencer os três jogos que orientou, depois de suceder no cargo ao brasileiro Otto Glória, ‘chicoteado’ após a goleada sofrida em Moscovo, face à União Soviética (0-5).

Como Fernando Santos, que começou com zero pontos e já um jogo efetuado, e em casa, Fernando Cabrita também arrancou em desvantagem, ainda maior, num agrupamento em que só o primeiro classificado seguia para a fase final.

Portugal, que até então nunca havia atingido a fase final de um Europeu – tinha apenas estado no Mundial de 1966 -, até começou bem, com um triunfo na Finlândia por 2-0, a que se seguiu uma vitória caseira (2-1) face à Polónia.

Ao terceiro jogo de apuramento para o Euro2004, a ‘era’ Otto Glória acabou, face a uma pesada derrota com os soviéticos por 5-0, que deixou Portugal muito longe de França. A FPF despediu o brasileiro e chamou Fernando Cabrita.

O veterano técnico arrancou com uma goleada por 5-0 à Finlândia, em Alvalade, e, depois, conseguiu uma preciosa e obrigatória vitória na Polónia, por 1-0, selada com um golo do médio benfiquista Carlos Manuel.

Com este resultado, no mesmo local onde os soviéticos haviam empatado, Portugal ficou com a possibilidade de se qualificar no último jogo, precisando, para isso, de vencer a União Soviética.

A 13 de novembro de 1983, no Estádio da Luz, em Lisboa, perante cerca de 120.000 espetadores, Portugal ganhou mesmo, por 1-0, graças a um penálti convertido por Jordão, a castigar uma falta sobre Chalana, no limite da grande área.

Fernando Cabrita concluiu, assim, com três vitórias em três jogos a qualificação para o Europeu de 1984, conduzindo, depois, Portugal até às meias-finais, nas quais caiu por 3-2 face à França, após prolongamento.

Agora, mais de três décadas depois, Fernando Santos está a um triunfo de também conseguir o ‘seu’ pleno de vitórias, que, para já, ostenta, tendo o dobro das conseguidas pelo selecionador luso de 1984.

O ex-treinador de Benfica, FC Porto e Sporting venceu consecutivamente Dinamarca (1-0, fora), Arménia (1-0, em casa), Sérvia (2-1, em casa), Arménia (3-2, fora), Albânia (1-0, fora) e Dinamarca (1-0, em casa, na quinta-feira).

Com estes seis triunfos consecutivos, dois deles selados nos descontos – Cristiano Ronaldo na Dinamarca e Miguel Veloso na Albânia -, Portugal assegurou um lugar na fase final do Europeu de 2016, ‘dispensando’ o jogo na Sérvia.

Para manter o seu trajeto 100 por cento vitorioso em jogos oficiais, Fernando Santos precisa, porém, de ganhar em Belgrado, onde não terá Cristiano Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho, que dispensou, e o lesionado Fábio Coentrão.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?