loading

Rússia e Eslováquia na fase final do Euro2016, Suécia e Ucrânia no play-off

A seleções da Rússia e da Eslováquia garantiram hoje o apuramento direto para o Euro2016 de futebol, enquanto Suécia e Ucrânia vão ter de disputar o ‘play-off’ de acesso à fase final.

Rússia e Eslováquia na fase final do Euro2016, Suécia e Ucrânia no play-off

A Rússia necessitava de uma vitória na receção a Montenegro para assegurar o segundo lugar do Grupo G, dominado pela Áustria que já tinha ‘carimbado o passaporte’ para França, face à ameaça de Suécia, terceiro classificado, que recebia a Moldávia.

Os russos confirmaram o favoritismo e venceram Montenegro por 2-0, com golos de Kuzmin e Kokorin aos 33 e 37 minutos, o mesmo resultado com que os suecos bateram a Moldávia, com golos de Ibrahimovic e Zengim, aos 24 e 47.

Ainda neste grupo, a Áustria, que surpreendeu pela forma categórica como se superiorizou aos rivais, venceu por 3-0 a modesta seleção de Liechtenstein, o que lhe permitiu terminar com 28 pontos, mais oito do que a Rússia e mais dez do que a Suécia.

No Grupo C, a Eslováquia precisava de vencer no Luxemburgo para conquistar o segundo lugar, também cobiçado pela Ucrânia, que partia para a última jornada com os mesmos pontos de eslovacos, 19, com o ‘handicap’ de receber os atuais campeões europeus, a Espanha, que já tinha garantido vaga na fase final em França.

Se a seleção eslovaca venceu o Luxemburgo por 4-2, a Ucrânia não resistiu ao maior poderio da Espanha e perdeu por 1-0, a despeito do selecionador espanhol Del Bosque ter apresentado um onze de jogadores menos utilizados.

O único golo da partida foi marcado pelo defesa central do Villarreal Mario Gaspar, que fez a sua estreia na seleção espanhola, numa jogada iniciada pelo ex-jogador benfiquista Nolito, atualmente ao serviço do Celta de Vigo, e continuada por Thiago Alcântara, que fez a assistência.

No outro jogo do grupo C, a Bielorrússia e a Macedónia, quarto e último classificados, respetivamente, não foram além de um nulo.

No Grupo E, os dois primeiros lugares que dão acesso direto à fase final já estavam definidos, ocupados pela Inglaterra e Suíça, respetivamente, mas os ingleses somaram mais uma vitória, por 3-0, na Lituânia, tornando-se na terceira seleção a ganhar os dez jogos da fase de qualificação para a fase final de um Europeu.

Antes dos ingleses, só as seleções da República Checa no Euro2000 e da Alemanha no Euro2012, tinham logrado vencer todos os jogos da fase de apuramento.

A Suíça não conseguiu melhor do que empatar sem golos na Estónia, ao contrário da Eslovénia, terceiro classificado, que foi a San Marino vencer por 2-0.

Em relação ao apuramento do melhor terceiro classificado de todos os grupos, que terá acesso direto à fase final, ao contrário dos outros que disputarão um ‘play-off’, terá de se aguardar por terça-feira e pela classificação final do grupo A para se apurar se será a Turquia ou a Hungria, no grupo F, a garantir esse apuramento.

O cálculo para o melhor terceiro classificado de todos os grupos é obtido subtraindo-se os pontos somados pelos terceiros classificados nos encontros com os sextos classificados desses grupos, exceto no grupo I que é constituído por cinco equipas apenas.

A Hungria terminou em terceiro lugar do grupo com 16 pontos, mas aplicando o critério usado pela UEFA somará 15 pontos, enquanto a Turquia poderá alcançar os 16 pontos caso vença na receção à Islândia na terça-feira, depois de subtraídos os pontos que conquistou frente ao sexto classificado, o Cazaquistão.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?