loading

Crónica: Braga vence e regressa aos 16 avos de final quatro épocas depois

Com um golo nos descontos de Crislan, o Sporting de Braga venceu hoje o Slovan Liberec, 2-1, e qualificou-se para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol ficando perto de confirmar o primeiro lugar do grupo F.

Crónica: Braga vence e regressa aos 16 avos de final quatro épocas depois

O tento do avançado brasileiro aos 90+2, após grande passe de Rafa, veio repor justiça no resultado após uma excelente segunda parte dos minhotos, depois do Slovan Liberec ter-se colocado em vantagem na primeira parte.

O Sporting de Braga volta a esta fase da Liga Europa quatro temporadas depois (2011/12), época em que foram eliminados pelo Besiktas e na última jornada, em Groningen, precisa de um ponto para vencer a ‘poule’.

O Slovan Liberec fez uns bons primeiros 45 minutos, mas claudicou nos segundos, ficando o Braga a dever mais um par de golos ao resultado final.

Ainda assim, a equipa checa foi a melhor que passou por Braga nesta fase de grupos e vai agora decidir com o Marselha, em casa, o apuramento na derradeira ronda.

O Braga entrou a todo o gás e logo aos 20 segundos criou muito perigo com uma grande jogada individual de Rafa, cortada no limite pela defesa checa.

Mas o Slovan Liberec respondeu com personalidade, retirando a bola aos minhotos e trocando-a com qualidade. Aos 13 minutos, esteve perto do golo com um ‘tiro' de Kerbr que obrigou Matheus a grande defesa para canto

O Braga teve a sua primeira grande oportunidade pouco depois, quando Hassan, já bem dentro da área, rematou de pronto, mas o guardião checo impediu o golo que parecia certo (17).

Aos 29 minutos, Bakos surgiu na cara de Matheus sem oposição, mas rematou muito por alto, de pé esquerdo, gorando nova boa ocasião para inaugurar o marcador.

Quatro minutos depois, outra vez Bakos perante Matheus, mas mais descaído sobre a direita e com menos ângulo, preferindo tentar assistir o colega no ‘coração' da área, mas o passe foi intercetado.

De tanto ameaçar, o Slovan Liberec marcou mesmo: passe de cerca de 30 metros a apanhar a defesa bracarense completamente descomposta no lado esquerdo, Efremov tirou depois Djavan do caminho e, com muita calma, rematou para o fundo da baliza (35).

O Braga voltou a ‘acordar' e no mesmo minuto (38) dispôs de duas excelentes oportunidades para empatar pelas cabeças de Ricardo Ferreira (defesa do guarda-redes) e Hassan (bola na barra).

O golo dos minhotos surgiria pouco antes do intervalo (42), por Ricardo Ferreira, que confirmou quase em cima da linha de golo um remate de Alan após uma bela jogada de envolvimento que passou ainda por Rafa e Hassan.

Os da casa voltaram a entrar bem na segunda parte e aos 52 minutos, Hassan, com um desvio subtil após centro de Marcelo Goiano da direita, enviou a bola ao poste.

Crislan entrou para o lugar de um apagado Rui Fonte aos 60 minutos e Rabusic substituiu um desgastado Efremov pouco depois, mas o Slovan Liberec nunca conseguiu ser tão perigoso na segunda metade como fora na primeira e seria o Braga a estar sempre mais perto do segundo golo do que o adversário.

Destaque para o ‘jovem' de 36 anos Alan, que fez uma grande partida e que, aos 77 minutos, viu ser-lhe retirado em cima da linha o golo que merecia marcar, mas que estaria reservado para o compatriota Crislan.

Programa da jornada

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2015
Rubin - Sion, 2 - 0
Dinamo Minsk - Plzen, 1 - 0
FK Krasnodar - Dortmund, 1 - 0
Besiktas - Skenderbeu, 2 - 0
Lokomotiv - Sporting, 2 - 4
FK Qarabagh - Tottenham, 0 - 1
FC Augsburg - Athletic Bilbao, 2 - 3
AZ - Partizan, 1 - 2
Monaco - Anderlecht, 0 - 2
Belenenses - Lech Poznan, 0 - 0
Basel - Fiorentina, 2 - 2
Schalke 04 - Apoel, 1 - 0
Sparta - Asteras Tripolis, 1 - 0
Rosenborg - Saint-Étienne, 1 - 1
Lazio - Dnipro, 3 - 1
Club Brugge - Napoli, 0 - 1
Legia Warszawa - Midtjylland, 1 - 0
Molde - Fenerbahce, 0 - 2
Villarreal - Rapid Wien, 1 - 0
Marseille - FC Groningen, 2 - 1
Liverpool - Bordeaux, 2 - 1
Sp. Braga - Liberec, 2 - 1
PAOK - Gabala FK, 0 - 0
Celtic - Ajax, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?