loading

Crónica: Benfica não perdoa erros e vence V. Setúbal por 4-2 no Bonfim

O Benfica venceu hoje o Vitória de Setúbal, por 4-2, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga, no Bonfim, onde o campeão nacional teve o mérito de saber aproveitar as falhas defensivas da equipa sadina.

Crónica: Benfica não perdoa erros e vence V. Setúbal por 4-2 no Bonfim

A quinta vitória consecutiva dos ‘encarnados’ no campeonato teve golos de Pizzi (35) e Jonas (39) na primeira parte e mais dois na segunda, um de Mitroglou e outro guarda-redes Ricardo (79) na própria baliza, após remate ao poste do avançado grego.

Quinto à entrada da ronda e sétimo após este encontro, o conjunto sadino também pôs a nu algumas fragilidades defensivas dos visitantes, mas não conseguiu mais do que amenizar a sua primeira derrota em casa com golos de Vasco Costa (59) e Suk (88), cuja velocidade deixou a defesa do Benfica em dificuldades.

O Vitória de Setúbal foi a primeira equipa a criar perigo junto da baliza adversária, no segundo minuto da partida, através de uma arrancada do sul-coreano pelo flanco direito, mas o avançado congolês Arnold a decidir mal, apesar da passividade da defesa do campeão nacional.

O Benfica respondeu aos 08 minutos com um remate de Jonas, à entrada da grande-área do Vitória de Setúbal, a proporcionar boa defesa ao guarda-redes Ricardo.

A equipa de Rui Vitória só viria a adiantar-se no marcador aos 35 minutos, por intermédio de Pizzi, que ludibriou dois adversários dentro da grande área do Vitória de Setúbal e rematou para o primeiro golo da partida, num lance em que o guarda-redes Ricardo pareceu mal batido.

O Benfica ganhou confiança e não demorou a fazer o 2-0, que surgiu aos 39 minutos, num remate de cabeça de Jonas, a corresponder da melhor forma a um cruzamento de André Almeida, para reforçar o estatuto de melhor marcador da Liga, com 11 golos, numa jogada em que nenhum jogador do Vitória de Setúbal disputou a bola com o avançado brasileiro.

Duas falhas defensivas deitaram por terra toda a estratégia da equipa sadina e, pior do que isso, reforçaram os níveis de confiança do Benfica, depois de um início de partida em que houve algum equilíbrio, com as duas equipas a criarem perigo junto das balizas adversárias.

Mas a verdade é que, embora sem fazer muito por isso, o Benfica chegava ao intervalo a vencer por 2-0, numa partida que se tornou demasiado fácil para a equipa do Rui Vitória.

Depois do intervalo, o treinador do Vitória de Setúbal, Quim Machado, deu um sinal de inconformismo com o resultado ao trocar o médio Ruca pelo avançado Vasco, mas foi o Benfica a desperdiçar a possibilidade do terceiro golo, com Jonas e Mitroglou a revelarem-se demasiado perdulários após uma falha defensiva de Venâncio.

Mas se perdoaram à primeira, foram letais pouco depois, aos 54 minutos, com o brasileiro a fazer um passe em profundidade e o avançado grego a isolar-se e a perante a saída do guarda-redes Ricardo para o 3-0.

O Vitória de Setúbal tentou reagir e foi premiado com um golo de Vasco Costa, que reduziu para 3-1 na recarga a um remate de Suk ao poste.

Quando se esperava um avolumar do resultado a favor do Benfica, o Vitória de Setúbal teimava em voltar ao jogo e, aos 71 minutos, poderia ter reduzido a desvantagem para 3-2 por André Horta, mas o tiro do jogador sadino saiu muito por alto.

O Vitoria atacava cada vez mais e o Benfica parecia surpreendido com o atrevimento, mas a equipa lisboeta acabou por sentenciar a partida aos 79 minutos, num jogada de contra-ataque, que culminou com um autogolo do guarda-redes Ricardo, após um remate de Mitroglou ao poste, que foi embater no guarda-redes sadino e ultrapassou a linha de baliza.

O Vitoria de Setúbal ainda conseguiu reduzir para 4-2, com o sul coreano Suk a desviar um remate de Vasco Costa e a estabelecer o resultado final em 4-2 – um triunfo justo do Benfica, valorizado pela boa réplica da equipa de Quim Machado.

Programa da jornada

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015
Boavista - Estoril, 1 - 1

Sábado, 12 de Dezembro de 2015
Rio Ave - Arouca, 3 - 1
Paços Ferreira - U. Madeira, 6 - 0
V. Guimarães - Marítimo, 3 - 4
V. Setúbal - Benfica, 2 - 4

Domingo, 13 de Dezembro de 2015
Sporting - Moreirense, 3 - 1
Tondela - Sp. Braga, 0 - 1

Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2015
Nacional - FC Porto, 1 - 2
Académica - Belenenses, 4 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?