loading

Crónica: Sporting vence Académica com Montero a desbloquear o jogo

O Sporting venceu hoje a Académica por 3-2, com o suplente Montero a marcar o golo da vitória aos 84 minutos e a segurar a liderança dos ‘leões’, em encontro da 20.ª jornada da Primeira Liga.

Crónica: Sporting vence Académica com Montero a desbloquear o jogo

Foi um duelo marcado por farta contestação dos 'leões' ao árbitro Cosme Machado. Depois da expulsão do presidente Bruno de Carvalho frente ao Tondela, há duas semanas, hoje foi a vez de Jorge Jesus ser excluído do banco, aos 42 minutos.

A expulsão aconteceu instantes antes de Bryan Ruiz apontar o 2-1 com que chegou o intervalo, dando sequência ao tento de Adrien, aos 30, que anulou o de Rafa Soares, logo aos oito.

A Académica ainda voltou a empatar, num tento na própria baliza de Ewerthon, pressionado por um jogador da Académica em posição irregular, aos 58 minutos, mas, depois da expulsão de Aderlan, aos 80, o Sporting chegou ao triunfo.

Os ‘estudantes’ marcaram bem cedo, logo aos oito minutos. Canto apontado do lado esquerdo do ataque, surgindo Rafa Soares no coração da grande área a inaugurar o marcador. Um lance de bola parada muito bem estudado e melhor executado.

Aos 12 minutos, o primeiro grande 'bruá' em Alvalade. Slimani assistiu Mané dentro da área e este caiu no relvado. Os adeptos ‘leoninos’ pediram grande penalidade, mas Cosme Machado mandou seguir o jogo.

A ‘Briosa’ apostou numa toada clara de contra-ataque. Aos 18 minutos, o ‘capitão’ Marinho esgueirou-se pela esquerda, aguentou bem a pressão de Naldo e serviu Hugo Seco na grande área, mas o avançado não conseguiu controlar o esférico.

A primeira grande oportunidade de golo dos 'leões' ocorreu ao minuto 28. Bryan Ruiz apareceu isolado na esquerda e rematou fortíssimo para boa defesa de Pedro Trigueira. Na consequente recarga, Adrien disparou por cima.

Dois minutos depois (aos 30), Adrien não perdoou, após assistência de Mané. O remate do médio ‘leonino’ bateu primeiro no poste e entrou pelo lado contrário. Estava reposta a igualdade.

Jorge Jesus foi obrigado a mexer no 'onze' aos 32 minutos. O central brasileiro Naldo queixou-se de dores numa perna e foi rendido pelo compatriota Ewerton.

Logo após Jorge Jesus ter sido expulso do banco, por protestos, o Sporting colocou-se em vantagem aos 43 minutos. Mané ganhou a linha de fundo do lado direito, cruzou rasteiro para Ruiz a empurrar para a baliza deserta.

Na segunda parte, o Sporting surgiu ainda mais ofensivo. O jovem extremo Gelson Martins substituiu o lento e previsível William Carvalho, ficando Adrien como o médio mais defensivo, apoiado por João Mário.

Mais um lance polémico em Alvalade, desta feita aos 58 minutos. Uma saída em falso de Rui Patrício, que socou a bola contra a cabeça de um jogador da Académica. A tentar desviá-la, Ewerthon marcou de cabeça na própria baliza, mas acossado pelo 'estudante' João Real, que se encontrava em fora de jogo, pelo que o golo foi mal validado.

Aos 72 minutos, e numa desatenção da defesa de Coimbra, a bola é lançada da linha lateral para a corrida de Slimani, o argelino isola-se e remata para defesa de Pedro Trigueira, que toca a bola com a ponta dos dedos para canto.

Com Montero em campo, a equipa sportinguista aumentou a pressão ofensiva, mas o golo da vitória tardou em aparecer. A Académica nunca perdeu a sua organização defensiva e, muito cautelosa, só atacava pela certa.

Bryan Ruiz, aos 78 minutos, apareceu completamente soltou na cara do guarda-redes da Académica, mas Pedro Trigueira susteve o remate do jogador sportinguista.

E, o conjunto de Coimbra ficou reduzido a 10 elementos, aos 80 minutos, por expulsão do lateral direito Aderlan, por acumulação de amarelos.

A Académica remeteu-se apenas a tarefas defensivas, mas Montero desbloqueou a partida aos 84 minutos. Cruzamento de Gelson na direita, a bola sobrevoa a defesa estudantil e sobre para o colombiano, que marca sem problemas. Foi a estocada final da turma ‘leonina’.

Programa da jornada

Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2016
V. Guimarães - U. Madeira, 3 - 1

Sábado, 30 de Janeiro de 2016
Estoril - FC Porto, 1 - 3
Sporting - Académica, 3 - 2

Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Arouca - Paços Ferreira, 2 - 2
Nacional - Tondela, 3 - 1
Rio Ave - V. Setúbal, 2 - 1
Boavista - Sp. Braga, 0 - 0
Moreirense - Benfica, 1 - 4

Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2016
Marítimo - Belenenses, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?