loading

Presidente do Dínamo Zagreb demite-se após nova investigação por corrupção

O presidente do Dínamo de Zagreb, Zdravko Mamic, demitiu-se hoje do cargo, na sequência da abertura de uma terceira investigação às suas atividades enquanto dirigente do clube da liga de futebol croata, por alegada corrupção.

Presidente do Dínamo Zagreb demite-se após nova investigação por corrupção

“É evidente que se trata de um ajuste de contas político”, disse Mamic, em conferência de imprensa, que decorreu na capital da Croácia, acusando o governo que esteve em funções até dezembro de organizar uma perseguição à sua pessoa.

O gabinete de luta contra a corrupção e crime organizado anunciou segunda-feira a abertura de uma investigação contra Mamic e seis dos seus colaboradores, em torno de um caso que pode ter lesado o Dínamo em cerca de nove milhões de euros.

No cúmulo das três investigações, o dirigente e seu irmão Zoran, treinador do Dínamo, o seu filho Mario e o presidente da federação croata de futebol, Damir Vrbanovic, estão sob suspeita de desvio de fundos, suborno e evasão fiscal, em valores superiores a 30 milhões de euros.

O Fisco considera-os responsáveis por transferências ilegais de dinheiro para o estrangeiro através de empresas sedeadas em ‘paraísos fiscais’, relacionadas com negócios envolvendo futebolistas, nomeadamente o caso de Luka Modric para o Tottenham (2008) e Mateo Kovacic para o Inter de Milão (2013).

Desde o verão passado, os irmãos Mamic foram detidos duas vezes e libertados, sob fiança milionárias.

O Dínamo de Zagreb é líder do campeonato croata e pelo emblema alinham os portugueses Eduardo, Gonçalo, Ruben Lima e Paulo Machado.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?