loading

Liga Campeões: Oitavos de final juntam 'velhos conhecidos' no Benfica-Zenit

Os oitavos de final da Liga dos Campeões principiam terça-feira com dois duelos entre ‘velhos conhecidos’, entre os quais a receção do bicampeão português Benfica aos russos do Zenit S. Petersburgo de André Villas-Boas e Hulk.

Liga Campeões: Oitavos de final juntam 'velhos conhecidos' no Benfica-Zenit

Se o sorteio foi favorável às ‘aguias’, teoricamente com o cabeça-de-série menos complicado, a verdade é que os russos são orientados pelo antigo bem-sucedido técnico do FC Porto André Villas-Boas que tem no também ex-portista Hulk um parceiro de sucesso nas suas investidas à Luz.

No historial entre as equipas, os portugueses impuseram-se quando foi a eliminar, perdendo na fase de grupos… já com Villas-Boas: em ambas as ocasiões, Jorge Jesus era o técnico encarnado.

Em 2001/12, nos oitavos de final, o Benfica foi superior com triunfo caseiro 2-0 depois de ter perdido 3-2 em S. Petersburgo, mas na época passada, na fase de grupos, de má memória para ambos os conjuntos, a equipa de Villas-Boas impôs-se na Luz (2-0) e em casa (1-0).

Agora, o Benfica de Rui Vitória vai reencontrar vários dos seus jogadores de referência de um passado recente, nomeadamente o defesa argentino Garay, e os médios espanhol Javi Garcia e belga Witsel, além dos internacionais portugueses Danny e Luís Neto.

O Zenit passeou no grupo H com Gent, Valência e Lyon, enquanto o Benfica foi segundo na ‘poule’ C, atrás do Atlético de Madrid, mas superando o Galatasaray e o Astana.

Os 'encarnados' atravessam o melhor momento da época (vinham de 13 vitórias e um empate), mas sofreram um abalo na sua confiança, já que na sexta-feira perderam 2-1 em casa com o rival FC Porto, deixando assim a liderança da Liga, que o Sporting (venceu 4-0 em casa do Nacional) recuperou, novamente de forma isolada.

O Zenit apresenta-se sem ritmo competitivo (a 03 de dezembro disputou o ultimo jogo oficial), fruto da paragem de inverno do seu campeonato, que será retomado apenas a 29 de fevereiro: segue, para já, em dececionante sexto lugar, a sete pontos do líder CSKA Moscovo, em 18 jogos.

O Benfica apurou-se das duas vezes que disputou os oitavos em versão Liga dos Campeões, enquanto o Zenit procura estrear-se nos quartos de final.

Também na terça-feira, o Paris Saint-Germain recebe o Chelsea, no tira-teimas de um ‘namoro’ que vai no terceiro embate consecutivo, sendo que os dois anteriores na fase a eliminar foram decididos no desempate por golos fora.

Na época passada, nos oitavos, e com Mourinho no banco, os ingleses empataram 1-1 em Paris, mas, em vantagem numérica desde os 31 minutos por polémica expulsão de Zlatan Ibrahimovic, cederam 2-2 em Londres, após prolongamento, para gáudio do conjunto de Laurent Blanc.

Em 2013/14, nos quartos, José Mourinho começou por perder 3-1 no Parque dos Príncipes, mas depois venceu 2-0 em casa e seguiu em frente.

O Paris Saint-Germain apresenta-se neste embate com o conforto de vantagem superior a 20 pontos para o Mónaco de Leonardo Jardim no campeonato francês, enquanto o Chelsea, que perdeu Mourinho por maus resultados, é apenas 12.º em Inglaterra.

Na quarta-feira, a Roma e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo disputam outro dos embates grandes desta fase da prova, mais importante para ambos pelo facto de ser difícil qualquer delas chegar ao título em Itália e Espanha, respetivamente.

Os belgas do Gent e os alemães do Wolfsburgo protagonizam o embate menos mediático da jornada.

A final da edição 2015/16 da ‘Champions' realiza-se a 28 de maio, no Estádio San Siro, em Milão.

Programa da jornada

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016
Benfica - Zenit, 1 - 0
PSG - Chelsea, 2 - 1

Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2016
Roma - Real Madrid, 0 - 2
AA Gent - VfL Wolfsburg, 2 - 3

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016
Juventus - Bayern München, 2 - 2
Arsenal - Barcelona, 0 - 2

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2016
Dynamo Kyiv - Man City, 1 - 3
PSV - Atlético Madrid, 0 - 0

Terça-feira, 8 de Março de 2016
Real Madrid - Roma, 2 - 0
VfL Wolfsburg - AA Gent, 1 - 0

Quarta-feira, 9 de Março de 2016
Zenit - Benfica, 1 - 2
Chelsea - PSG, 1 - 2

Terça-feira, 15 de Março de 2016
Atlético Madrid - PSV, 8 - 7 g.p
Man City - Dynamo Kyiv, 0 - 0

Quarta-feira, 16 de Março de 2016
Bayern München - Juventus, 4 - 2 a.p
Barcelona - Arsenal, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?