loading

Crónica: Vitória raçuda dos leões mantém expetativa do título até ao fim

O Sporting provou hoje no Dragão, onde venceu por 3-1 o FC Porto, que pretende levar a disputa do título até ao final da I Liga de futebol, mantendo-se à distância de dois pontos do líder Benfica.

Crónica: Vitória raçuda dos leões mantém expetativa do título até ao fim

Dois golos do argelino Slimani e um do brasileiro Bruno César em território ‘azul e branco' - contra o apontado por Herrera, de grande penalidade - comprovaram a forma ‘raçuda' como a equipa de Jorge Jesus não temeu um FC Porto que voltou a mostrar algumas deficiências na defesa e no ataque.

O sétimo triunfo consecutivo do Sporting valeu a terceira derrota em casa dos ‘dragões', a sétima no campeonato, concluídas 32 das 34 jornadas.

A inteligência de movimentos do costarriquenho Bryan Ruiz, a eficácia de Slimani e a ponderação de William Carvalho sobressaíram num conjunto bem ‘oleado', contrastando com o combinado portista, onde Herrera voltou a ‘carregar' uma equipa, em que a falta de confiança foi sendo disfarçada pela vontade de marcar, traduzida em várias ocasiões de golo falhadas.

Por comparação com a partida anterior (vitória na Académica por 2-1), José Peseiro trocou Rúben Neves, Varela e André Silva por Chidozie, Brahimi e Aboubakar, isto a contar com a rotatividade anunciada na baliza, hoje com a presença de Iker Casillas.

Jorge Jesus, por sua vez, face à jornada anterior (triunfo em casa por 2-0 sobre o União da Madeira), trocou Bruno César por Bryan Ruiz, deixando o brasileiro no banco.

As equipas não esconderam ao que iam desde o primeiro minuto, em toada de futebol total e ofensivo, repartindo as iniciativas ofensivas.

Depois de várias ocasiões de golo para os dois lados - João Mário falhou ‘na cara' de Casillas e Herrera rematou ao poste -, Slimani inaugurou o marcador aos 23 minutos, após jogada de João Mário pela direita, diante de um pouco lesto José Angel, assistindo com sucesso o argelino.

O FC Porto reagiu e empatou aos 35, de grande penalidade convertida pelo mexicano Herrera, após falta sofrida por Brahimi.

Um tento que galvanizou os portistas, que se foram acercando, em modo de contra-ataque, com mais perigo do último redutos dos ‘leões', mas Slimani puxou pelo estatuto de ‘matador' e voltou a ganhar um lance aéreo na área contrária e cabeceou para o 2-1, a um minuto do intervalo.

Os portistas reentraram com vontade e Herrera obrigou Rui Patrício a uma grande defesa dois minutos após o reatamento, no que foi seguido por Sérgio Oliveira, que, de livre direto (51), ‘disparou' à barra.

Aos 67 minutos, o caso do jogo: Aboubakar entrou na área com a bola controlada e foi carregado por um defesa ‘leonino', lance que mereceu inúmeros protestos dos anfitriões.

Respondeu o Sporting e Casillas impediu novo golo de Slimani, o que já não aconteceu quando Bruno César, que entrou para o lugar de Teo Gutierrez uns minutos antes, rematou com sucesso (85), com o guardião espanhol a deixar a bola escapar por baixo do corpo.

Programa da jornada

Sexta-feira, 29 de Abril de 2016
Benfica - V. Guimarães, 1 - 0
Sp. Braga - V. Setúbal, 3 - 2

Sábado, 30 de Abril de 2016
Tondela - Rio Ave, 1 - 1
Belenenses - Paços Ferreira, 0 - 2
FC Porto - Sporting, 1 - 3

Domingo, 1 de Maio de 2016
Estoril - Marítimo, 2 - 1
Moreirense - Boavista, 1 - 1
Arouca - Nacional, 3 - 0
U. Madeira - Académica, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?