loading

Crónica: União da Madeira vence Académica no jogo da sobrevivência

O União da Madeira deu hoje um passo importante rumo à manutenção na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer a Académica por 3-1, em jogo 32.ª jornada, ficando cinco pontos acima da ‘linha de água’.

Crónica: União da Madeira vence Académica no jogo da sobrevivência

Com dois golos de Élio Martins e um de Gian, contra o golo de Fernando Alexandre, o União da Madeira voltou a vencer, 12 jogos depois, e ficou perto da manutenção, enquanto a Académica, que partiu para este jogo a dois pontos dos insulares, deixou de depender de si própria para se manter na I Liga.

Num jogo de luta pela sobrevivência, o União da Madeira começou melhor e nos primeiros cinco minutos, Pedro Trigueira foi obrigado a aplicar-se, a remates de Breitner e Danilo Dias.

Não tardou que a Académica responde-se, por Pedro Nuno aos 12 minutos, num remate que Raúl Gudiño segurou e depois num livre cobrado pelo mesmo Pedro Nuno que sofreu um desvio na barreira e saiu junto ao poste.

Apesar do equilíbrio nas ações, os madeirenses detinham um ligeiro ascendente e, aos 37 minutos, Amilton rematou de ângulo fechado, mas Pedro Trigueira estava atento e defendeu. Pouco depois, Nii Plange surgiu em boa posição, com Raúl Gudiño a corresponder com uma boa defesa.

O golo haveria de surgir aos 42 minutos, quando Pedro Trigueira não segurou um livre cobrado por Breitner e Élio Martins surgiu oportuno a inaugurar o marcador.

A Académica reagiu de pronto e exerceu pressão junto ao extremo-reduto unionista e esteve perto de igualar, num remate acrobático de Gonçalo Paciência que saiu ligeiramente ao lado.

A Académica, que viu o treinador Filipe Gouveia ser expulso, após um desentendimento com Amilton, entrou determinada na segunda parte, com uma postura mais agressiva, ciente que só a vitória lhe interessava. Contudo, o União da Madeira dilatou a vantagem, aos 62 minutos, num rápido contra-ataque conduzido por Amilton e finalizado por Élio Martins.

Pouco depois a Académica reduziu, na sequência de um canto, por Fernando Alexandre, num lance em que a bola ainda desvia num defesa da equipa da casa.

Aos 76 minutos, a vida ficou mais complicada para a Académica, quando Ricardo Nascimento viu o vermelho direto, quando agarrou Amilton que caminhava isolado para a baliza.

Com menos um elemento, a Académica passou a praticar um futebol mais direto e o União da Madeira, aproveitando os espaços concedidos, a apostar as transições rápidas.

E foi desse modo que ao terceiro minuto dos descontos, Miguel Cardoso esteve perto de marcar, golo que haveria de surgir no derradeiro ‘suspiro’ do jogo, com Élio Martins a assistir Gian para o golo que sentenciou definitivamente a história do jogo.

Programa da jornada

Sexta-feira, 29 de Abril de 2016
Benfica - V. Guimarães, 1 - 0
Sp. Braga - V. Setúbal, 3 - 2

Sábado, 30 de Abril de 2016
Tondela - Rio Ave, 1 - 1
Belenenses - Paços Ferreira, 0 - 2
FC Porto - Sporting, 1 - 3

Domingo, 1 de Maio de 2016
Estoril - Marítimo, 2 - 1
Moreirense - Boavista, 1 - 1
Arouca - Nacional, 3 - 0
U. Madeira - Académica, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?