loading

Síntese: União' foge' da despromoção à custa da Académica e do Tondela

O União conquistou hoje frente à Académica três precisos pontos na luta pela permanência na I Liga de futebol, num triunfo que condena à descida um dos dois últimos, ou os ‘estudantes’ ou o Tondela, e coloca a salvo o Boavista.

Síntese: União' foge' da despromoção à custa da Académica e do Tondela

Com seis pontos ainda em disputa nas duas últimas rondas da I Liga, em aberto está não só a luta pelo título, já que o Benfica segura a liderança apenas com dois pontos de vantagem sobre o Sporting (segundo), como o ‘campeonato’ pela Europa e pela permanência.

Com 24 pontos, a seis do Boavista (14.º), que soma 30, a Académica (17.º) e o Tondela (18.º) defrontam-se na última jornada, pelo que ambos os emblemas ficam impedidos de somar o máximo de pontos na fuga à despromoção (e atingir os 30 pontos).

As últimas jornadas, no que toca à despromoção, vão ser animadas com alguns jogos de ‘alto risco’, envolvendo a Académica frente a Sporting de Braga (33.ª) e Tondela (34.ª) e o União a defrontar o Boavista (33.º) e a seguir o Rio Ave (34.ª).

Pelo meio, o Vitória de Setúbal, que segue no 15.º lugar, com 29 pontos, mais cinco dos que os dois últimos e por isso mesmo também entra nas contas da permanência, defrontará o Sporting (33.ª jornada) e Paços de Ferreira (34.ª).

Para além das contas do título e da despromoção, também o acesso à Liga Europa está em jogo nas duas últimas jornadas, com destaque para o feito quase a alcançar pelo Arouca.

Na Madeira, o União chegou à vantagem de 2-0 através de dois golos de Élio Martins, aos 42 e 68 pontos, e mesmo depois de Fernando Alexandre ter marcado para a Académica, aos 68, relançando o jogo, os insulares elevaram para 3-1 por Gian, aos 90+4.

O Arouca venceu o Nacional por 3-0, com dois golos do paraguaio Walter (14 e 63 minutos) e um do angolano Mateus (38), e ficou muito próximo de garantir um inédito acesso à Liga Europa.

Com os três pontos conquistados, o Arouca consolidou o quinto lugar da I Liga, com 52 pontos, mais quatro do que o Paços de Ferreira (6.º), e ficou a apenas dois pontos de assegurar um lugar nas competições da UEFA.

O presidente Carlos Pinho foi expulso do banco do Arouca por protestos contra uma alegada falta sobre Artur e também por protestos, o insular Hichem Belkeroui viu o cartão vermelho aos 40.

Com dois golos na segunda parte, por Léo Bonatini e Mendy, o Estoril-Praia operou uma reviravolta na receção ao Marítimo, que tinha chegado à vantagem por Damien Plessis, e venceu por 2-1, aproximando-se dos lugares de acesso à Liga Europa.

Com duas jornadas por disputar, o Estoril-Praia ocupa o oitavo lugar com 46 pontos, menos dois do que o Paços de Ferreira (6.º), enquanto o Marítimo, que somou a segunda derrota consecutiva na I Liga, segue no 12.º posto, com 35 pontos.

Em Moreira de Cónegos, Moreirense e Boavista empataram a uma bola e garantiram praticamente a manutenção no principal escalão do futebol português.

O Boavista chegou à vantagem através de um golo de Henrique (0-1), aos 20 minutos, mas a formação da casa reagiu da melhor forma ao tento ‘axadrezado’ com o empate por Iuri Medeiros (1-1), aos 28.

Com este resultado (1-1), o Moreirense manteve o 13.º posto da I Liga, mas agora com 33 pontos, mais três do que o Boavista, que é 14.º, mas que, com duas jornadas por disputar, soma mais seis pontos do que a primeira equipa abaixo da zona de despromoção.

Programa da jornada

Sexta-feira, 29 de Abril de 2016
Benfica - V. Guimarães, 1 - 0
Sp. Braga - V. Setúbal, 3 - 2

Sábado, 30 de Abril de 2016
Tondela - Rio Ave, 1 - 1
Belenenses - Paços Ferreira, 0 - 2
FC Porto - Sporting, 1 - 3

Domingo, 1 de Maio de 2016
Estoril - Marítimo, 2 - 1
Moreirense - Boavista, 1 - 1
Arouca - Nacional, 3 - 0
U. Madeira - Académica, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?