loading

Crónica: Portugal domina e goleia por 5-0 a frágil seleção do Azerbaijão

Portugal estreou-se hoje no Campeonato da Europa de sub-17 com uma goleada sobre o Azerbaijão, a seleção anfitriã, por 5-0, num encontro do Grupo A em que a formação lusa podia ter alcançado um resultado ainda mais pesado.

Crónica: Portugal domina e goleia por 5-0 a frágil seleção do Azerbaijão

Em Baku, a seleção portuguesa dominou totalmente o encontro e foi muito superior a uma formação azeri demasiado frágil, inexperiente e, em algumas ocasiões, até ingénua para uma competição desta dimensão.

Ao intervalo, Portugal já vencia por 3-0, com um ‘bis’ de José Gomes, aos quatro e 16 minutos, e um autogolo de Asadov, aos 24, mas a diferença no marcador podia e já devia ser maior, tal o números que oportunidades que a equipa de Hélio Sousa criou.

Logo no arranque da segunda parte, Miguel Luís aumentou a vantagem, com o melhor golo do encontro, aos 44 minutos, e Gedson Fernandes fechou a contagem, aos 76, numa altura em que Portugal já estava em modo de gestão e o selecionador nacional tinha aproveitado para poupar alguns jogadores.

Este resultado deixa a formação das ‘quinas’ no topo do Grupo A, em igualdade pontual com a Bélgica, que bateu a Escócia, por 2-0, e em boa posição de poder alcançar a qualificação para os quartos de final já no domingo, na segunda ronda, perante os escoceses.

A diferença de valor entre as duas seleções e as debilidades defensivas do Azerbaijão ficaram à ‘vista’ praticamente na primeira jogada do encontro, quando José Gomes inaugurou o marcador, aos quatro minutos, na sequência de um canto.

O avançado luso, que a UEFA apontou como um dos jogadores a seguir durante Europeu, saltou entre três defesas adversários e, mesmo assim, com facilidade cabeceou com sucesso para as redes azeri.

Depois de ter acertado no poste e de ter visto Huseynov fazer algumas boas defesas, Portugal chegou ao segundo golo, numa lance em que o guardião do Azerbaijão, que estava em destaque, acabou por ‘borrar a pintura’.

Num lance completamente inofensivo, com a bola no ar, Huseynov chocou com o defesa Asadov, quando estavam os dois sem qualquer pressão do adversário, acabando a bola por sobrar para José Gomes, que só teve que encostar, aos 16 minutos.

Pouco depois, aos 24, o ‘pesadelo’ de Asadov prolongou-se, desta vez com o central azeri a meter a bola na própria baliza, após centro rasteiro de Miguel Luís.

O extremo português, no arranque da segunda parte, protagonizou mesmo o melhor tento do jogo, com um remate em jeito à entrada da área, que não deu hipóteses a Huseynov.

A partir daí, Portugal baixou o ritmo do jogo, aproveitou para poupar alguns esforços para a segunda ronda e Hélio Sousa optou mesmo por substituir José Gomes e Miguel Luis, que estavam a ser os melhores o campo.

Mesmo assim, a seleção lusa continuou a criar perigo junto da baliza do Azerbaijão, mas só Gedson Fernandes, aos 76 minutos, é que conseguiu voltar a alterar o marcador, com um belo remate rasteiro de fora da área.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?