loading

'O Grande Livro da Seleção', um almanaque que faz um 'zoom de emoções'

'O Grande Livro da Seleção, Meio século de Europeus e Mundiais', do jornalista Rui Miguel Tovar e com prefácio do selecionador de futebol de Portugal, Fernando Santos, mistura os dados de um almanaque a um "zoom de emoções".

'O Grande Livro da Seleção', um almanaque que faz um 'zoom de emoções'

A menos de um mês da estreia de Portugal no Euro2016, frente à Islândia, a 14 de junho, na jornada inaugural do grupo F, os últimos 50 anos da equipa das 'quinas’ são compilados por quem guarda de Jordão, no Europeu de 1984, também em França, as primeiras memórias.

“Jordão aos saltos, em bicos de pés, com o braço direito bem levantado, é a minha primeira memória da seleção”, diz Rui Miguel Tovar à agência Lusa, recordando “o famoso jogo de Marselha, com a França”, nas meias-finais, que Portugal perdeu por 3-2, após prolongamento.

Agora, e como o melhor pretexto para a publicação deste almanaque, Portugal volta “à terra dos galicismos croissant, abat-jour, batom, garçom, atelier, boate e por aí fora”.

Rui Miguel Tovar passa detalhadamente em revista “as reviengas de Chalana, o pé esquerdo de Futre e a magia de Figo”, acrescentando “curiosidades e segredos sobre os momentos mais emblemáticos” da seleção portuguesa.

Neste “zoom de emoções”, o jornalista percorre também “os golos de Eusébio em 1966, o 'chapéu' de Diamantino em 1986, o salto mortal de Couto em 1996, a espontaneidade de Nuno Gomes em 2000, o voo de Pauleta em 2002 e a 'Panenka' de Postiga em 2004”.

“Agora, o objetivo é fazer ‘zoom’ a essas emoções todas e acrescentar o título. Com os pés bem assentes no chão. O Jordão sabe do que estou a falar”, ironiza Rui Miguel Tovar.

Neste ‘almanaque’ ficam também ‘imortalizados’ no papel “o adeus de Figo em 2006, a conexão Ronaldo-Quaresma contra a República Checa em 2008, os sete [7-0] à Coreia do Norte em 2010, o passe à 'Laudrup' de João Pereira em 2012 e o 'salto de peixe' de Varela em 2014”.

“Espero que este livro vos ajude a perceber a força que carregamos connosco e que esperamos, com o apoio dos portugueses, ver traduzida em vitórias”, escreve Fernando Santos no prefácio do livro.

A seleção concentra-se hoje para o início do estágio de preparação para o Euro2016, que começa a 10 de junho.

Portugal integra o grupo F da primeira fase, juntamente com Islândia, Hungria e Áustria.

Depois do jogo inaugural com a Islândia, a 14 de junho, seguem-se os confrontos com Áustria, a 18, e Hungria, a 22.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?