loading

Euro-2016: Portugal pode ser primeiro campeão vindo do terceiro lugar

Portugal pode tornar-se a primeira seleção a vencer uma grande competição de futebol depois de passar a fase de grupos como terceiro classificado, caso vença a França no domingo, na final do Euro2016.

Euro-2016: Portugal pode ser primeiro campeão vindo do terceiro lugar

A UEFA fez as contas a campeonatos do mundo masculinos e femininos de futebol e de futsal, torneios olímpicos, e campeonatos europeus femininos e masculinos, do escalão sub-17 até aos seniores, e concluiu que 101 seleções já tentaram, sem êxito, chegar à vitória saindo do terceiro lugar da fase de grupos.

Depois de Portugal ter empatado os três jogos no Grupo F, o golo tardio da vitória da Islândia sobre a Áustria relegou a equipa de Fernando Santos para o terceiro lugar.

No primeiro Europeu alargado a 24 equipas e que introduziu a qualificação dos quatro melhores terceiros para os oitavos de final, Portugal apurou-se nessa condição e atingiu a final, fazendo cumprir a 'promessa' feita pelo selecionador.

À procura do seu primeiro título na competição continental, a seleção portuguesa pode, em simultâneo, chegar a um feito que nenhuma das 101 tentativas antes havidas logrou conseguir, ainda que por três vezes houvesse finalistas entre os apurados em terceiro na fase de grupos.

Argentina e a Itália, finalistas vencidos nos Mundiais masculinos de 1990 e 1994, respetivamente, e a Inglaterra, também derrotada na final do Euro2009 feminino, foram as outras três que chegaram mais longe, saindo do último lugar do apuramento da fase de grupos.

O Portugal-França realiza-se no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris, partir das 21:00 de domingo (20:00 de Lisboa), e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg.

A seleção portuguesa vai disputar uma final de um Campeonato Europeu pela segunda vez, depois de ter perdido o título para a Grécia na final do Euro2004, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?