loading

Os melhores jogos da La Liga espanhola

Cada época da La Liga está repleta de jogos incríveis e inesquecíveis. O facto de cada jornada poder envolver partidas com muitos golos, recuperações miraculosas ou implicações no título é um dos muitos motivos pelos quais La Liga é provavelmente a mais entusiasmante liga em todo o mundo.

Os melhores jogos da La Liga espanhola

Embora seja uma tarefa extremamente difícil, aqui estão compiladas cinco das melhores partidas da La Liga espanhola do passado recente que os fãs e apostadores nunca esquecerão.

7 de junho de 1992: Barcelona 2-0 Athletic Bilbao
No último dia da época 1991-92, o Real Madrid estava no topo da tabela com um único ponto de vantagem. Na última partida, parecia que o título seria seu enquanto venciam o Tenerife por 2-0.

Dois golos de Stoichkov (e alguma sorte no outro jogo) permitiram ao Barça vencer o título de La Liga nos momentos finais da época 1991-92
Fonte: GazzettaWorld.com

Entretanto, em Barcelona, os campeões europeus esforçavam-se contra o Athletic Bilbao, com 0-0 perto do intervalo. Apesar de o Tenerife ter recuperado ao marcar um golo, uma derrota do Real Madrid parecia algo impossível. O Barça ainda tinha muito trabalho pela frente e Hristo Stoichkov encarregou-se disso, bisando em 13 minutos. Depois disso, instalou-se a loucura: Nos momentos finais, Los Blancos concederam mais dois golos ao Tenerife em menos de dois minutos, o que tornava miraculosamente o Barça campeão pelo segundo ano consecutivo.

19 de janeiro de 1998: Barcelona 3-4 Valência
Uma boa recuperação é sempre entusiasmante e memorável, como o prova esta partida de 1998 entre o Barça e o Valência que entrou para a história como a recuperação de três golos mais rápida da história da liga. O Valência, que ocupava o 13.º lugar, já lutava por se manter na La Liga nessa época, e ter de jogar em Camp Nou numa segunda-feira à noite contra o primeiro classificado Barça parecia um desastre iminente.

Esse desastre pareceu consumado quando se chegou à uma hora de jogo e o Barça vencia por 3-0. Mas, ao minuto 69, a defesa foi apanhada a dormir e o Valência finalmente marcou. Sete minutos depois, Claudio Lopez marcou outro de cabeça, ao qual acrescentaria ainda outro golo com um remate espetacular de fora da área aos 87 minutos. Depois disto, o Barça dar-se-ia por feliz por escapar com um ponto, mas o Valência ainda tinha uma palavra a dizer: No minuto seguinte, Ariel Ortega marcaria para dar a improvável vitória à sua equipa.

10 de março de 2007: Barcelona 3-3 Real Madrid
Esta lista poderia ser inteiramente composta por Clásicos. Mas, ao escolher o melhor do passado recente, optámos pelo segundo encontro entre estes históricos na época 2006-07. Os eventuais campeões do Real continuavam a perseguir o Barça em março desse ano, concedendo à já importante partida um caráter ainda mais decisivo.

RVP e um jovem Lionel Messi marcaram dois golos cada na primeira parte, indo para intervalo com um resultado de 2-2. O empate foi quebrado aos 73 minutos por Sergio Ramos, e parecia que os três pontos iam para Madrid quando Messi recebeu um passe incrível de Ronaldinho, driblou quatro jogadores do Real Madrid e reestabeleceu o empate aos 91 minutos.

17 de maio de 2014: Barcelona 1-1 Atlético Madrid
Apesar de o título de La Liga ter sido decidido muitas vezes na última jornada (geralmente a favor do Barça), raramente foi decidido num frente a frente entre os candidatos. Foi esse o caso em 2014 entre o Atlético Madrid e o Barça, o primeiro cenário do género desde 1951. O Atlético possuía uma vantagem de três pontos ao entrar em Nou Camp. Contudo, uma vitória do Barça significava que o título era seu com base na diferença de golos.

O golo de Godin deu ao Atlético o primeiro título de campeão em 18 anos
Fonte: Telegraph.co.uk

Previsivelmente, a partida foi agressiva e o Atlético perdeu dois avançados por lesão nos primeiros 30 minutos. Pouco antes do intervalo, o Barça adiantou-se no marcador com uma boa combinação entre Messi e Alexis Sanchez. Mas, logo após o retomar da partida, Diego Godin marcou no seguimento de um pontapé de canto para o empate a 1-1. Esse resultado manter-se-ia até ao final para dar ao Atlético o primeiro título de campeão em 18 anos.

23 de setembro de 2014: Celta de Vigo 2-1 Deportivo de La Coruña
Apesar de alguns hiatos nos últimos anos e de raramente influenciar o título de La Liga, o Derby da Galiza continua a ser um dos mais ferozes de Espanha. E nenhum encontro de La Liga entre o Celta e o Deportivo de La Coruña dos últimos anos foi tão memorável como o encontro da primeira volta de 2014-15. Esta partida é também um dos motivos pelos quais La Liga é uma das ligas mais populares entre os apostadores de todo o mundo e, com o futebol espanhol a criar constantemente partidas imprevisíveis - uma aposta correta pode torná-lo muito rico, mas não é fácil prever o resultado certo. Com milhares de sites de apostas desportivas escolher o correto é vital, por isso assegure que lê antes de efetuar alguma aposta online hoje.

“O Gato de Catoira” defendeu um penalti tardio para preservar a vantagem do Celta de Vigo sobre o rival Deportivo de La Coruña em 2014
Fonte: TheBlogFc.com.au

Nolito marcou rápido e cedo, dando ao Celta uma vantagem inicial sobre os rivais recém-promovidos. O Deportivo iria igualar na segunda parte mas, entre uma enxurrada de amarelos, Joaquin Larrivey iria marcar para voltar a dar a vantagem aos Célticos. A partida ficaria ainda mais aguerrida a partir daí e, aos 87 minutos, uma mão na bola dentro da grande área daria ao Depor uma última oportunidade de empatar. Mas Sergio Alvarez, o “Gato de Catoira” iria negar ao Deportivo os pontos com uma defesa milagrosa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?