loading

Crónica: V. Guimarães anula avanço de três golos e trava Sporting

O Sporting deixou escapar hoje um triunfo ‘certo’ em Guimarães e empatou 3-3 com o Vitória, na sétima jornada da I Liga de futebol, depois de ter chegado à entrada do último quarto de hora a vencer por 3-0.

Crónica: V. Guimarães anula avanço de três golos e trava Sporting

Os ‘leões’, superiores durante grande parte do jogo, chegaram ao 3-0, graças aos golos de Markovic, aos 29 minutos, Coates, aos 41, e Elias, aos 70, mas Marega reduziu, de penálti, aos 74 minutos, e voltou a marcar no minuto seguinte, antes de Soares selar a igualdade aos 89.

A equipa de Jorge Jesus não conseguiu assim isolar-se na liderança provisória da I Liga, igualando o Benfica, com 16 pontos, ao passo que os vimaranenses, apesar do empate, caíram para sexto, com 11 pontos.

Markovic, que se estreou como titular ao lado de Bas Dost, na frente de ataque, foi a principal novidade de um ‘onze’ do Sporting que contou ainda com Schelotto e Zeegelaar nas laterais em vez de João Pereira e Jefferson, titulares no jogo da Liga dos Campeões com o Legia de Varsóvia (triunfo por 2-0).

Os vimaranenses apresentaram apenas uma alteração, com Rafael Miranda, que não recuperou da lesão contraída frente ao Moreirense (triunfo por 1-0), a ser substituído por Prince, também pela primeira vez titular na formação de Pedro Martins.

As duas equipas imprimiram um ritmo elevado desde o primeiro instante, com a turma de Alvalade a procurar circular a bola para desequilibrar e a formação vitoriana a apostar na velocidade de Hernâni e Marega nas faixas para surpreender a defesa ‘leonina’.

O avançado maliano, numa dessas situações, dispôs da primeira situação de perigo do encontro, aos 13 minutos, quando, apareceu com espaço perante Rui Patrício, mas, na hora do remate, atrapalhou-se com a bola.

O conjunto ‘verde e branco’, após alguns problemas no início, impôs-se a partir dos 20 minutos e enviou o primeiro aviso por Adrien, num remate de ressaca, aos 27 minutos, que obrigou Douglas à primeira intervenção difícil da tarde.

Dois minutos volvidos, o Sporting adiantou-se no marcador, num lance em que Gelson Martins, na zona central, rematou para defesa incompleta de Douglas, e Markovic chegou rapidamente para a recarga certeira.

A reação vitoriana foi inexistente, permitindo à equipa de Jorge Jesus, mesmo com a substituição do lesionado Adrien por Elias, aos 36 minutos, continuar por cima e dilatar a vantagem antes do intervalo, por Coates, que aproveitou uma saída em falso de Douglas na sequência de um canto, para cabecear para a baliza deserta (41 minutos).

Após o intervalo, Pedro Martins fez entrar Bernard, mas foi o Sporting a ficar perto de ampliar a vantagem nos dois primeiros minutos, primeiro por Gelson Martins, aos 46, e depois por Markovic, aos 47.

O Sporting chegou mesmo ao terceiro golo, aos 70 minutos, num remate forte de Elias, mas à figura de Douglas, que deixou a bola escapar para a baliza.

O Vitória, que parecia arredado da partida, reduziu aos 74 minutos, na sequência de uma grande penalidade cometida por William Carvalho sobre Hernâni, que Marega aproveitou para cimentar o estatuto de melhor marcador.

Um minuto depois, os vimaranenses reabriram a discussão do resultado, com o avançado maliano a responder a um cruzamento bem medido de João Aurélio com um desvio certeiro e aumentar a sua conta nesta I Liga para sete golos.

A insistência vimaranense nos minutos finais perante um Sporting desorientado, que perdeu a organização demonstrada nos primeiros 70 minutos, colheu a recompensa a um minuto dos 90, quando Soares, na sequência de um livre da direita, surgiu ao segundo poste, a cabecear para o fundo das redes de Rui Patrício.

Programa da jornada

Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016
Tondela - Paços Ferreira, 2 - 1

Sábado, 1 de Outubro de 2016
Rio Ave - Estoril, 1 - 2
Desp. Chaves - Belenenses, 3 - 1
V. Guimarães - Sporting, 3 - 3
Nacional - FC Porto, 0 - 4

Domingo, 2 de Outubro de 2016
Benfica - Feirense, 4 - 0
V. Setúbal - Marítimo, 0 - 1
Boavista - Moreirense, 2 - 0
Arouca - Sp. Braga, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?