loading

Crónica: Mitroglou e Grimaldo devolvem liderança isolada ao Benfica

O Benfica recuperou hoje a liderança isolada da I Liga portuguesa de futebol e somou o sexto triunfo consecutivo na prova, ao vencer na visita ao reduto Belenenses, por 2-0, em jogo da oitava jornada.

Crónica: Mitroglou e Grimaldo devolvem liderança isolada ao Benfica

Mitroglou (10 minutos) e Grimaldo (65) foram os artífices de mais uma vitória do Benfica, que continua numa senda vitoriosa, mesmo sem contar com o principal 'artilheiro', Jonas, que ainda recupera de lesão.

Desta forma, o Benfica voltou a isolar-se no topo da classificação, mantendo os três pontos de vantagem para o FC Porto, que no sábado venceu o Arouca (3-0), e aumentando para cinco a distância para o Sporting, que cedeu um empate na receção ao Tondela (1-1).

Rui Vitória repetiu o 'onze' que, a meio da semana, iniciou o encontro com o Dinamo de Kiev (2-0), para a Liga dos Campeões, mantendo Salvio e Cervi nas alas ofensivas e com Pizzi a fazer dupla de meio-campo com o sérvio Fejsa.

Já os 'azuis', agora orientados por Quim Machado, que se estreou no banco em jogos para o campeonato, apresentaram-se com uma linha defensiva reforçada, com o médio Rosell adaptado ao lado direito e com o lateral João Diogo mais subido no terreno.

As 'águias' mostraram, desde cedo, a intenção de chegar rapidamente ao golo e, logo aos cinco minutos, Mitroglou ficou perto de inaugurar o marcador, após iniciativa de Pizzi dentro da área, mas Joel Pereira evitou males maiores para a defensiva de Belém.

Contudo, na segunda oportunidade de que dispôs, o avançado grego subiu mais alto do que os oponentes e anotou mesmo o quarto tento no campeonato, na sequência de um canto cobrado por Pizzi.

O Benfica estava claramente por cima no jogo, sobretudo graças a Nélson Semedo e Salvio, que surgiram 'ligados à corrente' na ala direita e criaram inúmeros problemas aos 'azuis', sendo que o extremo argentino esteve próximo de dilatar a vantagem, não fosse a pronta intervenção de Joel Pereira.

Por seu lado, o Belenenses não conseguia explanar o seu jogo e teve de recorrer a uma bola parada para incomodar os 'encarnados', mas Ederson segurou a vantagem benfiquista, impedindo que Domingos Duarte capitalizasse um lance estudado.

Já depois de Cervi quase ter 'repetido' o golo apontado ao Dinamo de Kiev - num lance muito semelhante -, Mitroglou teve o 'bis' no pé direito, mas a sorte protegeu o Belenenses, uma vez que a bola embateu no poste, percorreu a linha de baliza e saiu.

Os tricampeões iam construindo ocasiões para aumentar a vantagem, mas sem capitalizar os lances ofensivos, e poderiam mesmo ter sofrido o empate em cima do intervalo, quando André Sousa viu o seu remate sair muito próximo do poste, já com Ederson batido.

No regresso do descanso, as 'águias' voltaram a dispor de oportunidades para fazer um segundo golo, por Salvio e Mitroglou, valendo ao Belenenses o guarda-redes Joel Pereira em ambas, particularmente no remate do avançado helénico, que tinha tudo para fazer o 'bis', na pequena área.

O Benfica acabaria por capitalizar o acumular de ocasiões, à entrada para os últimos 25 minutos, por intermédio de Grimaldo, que combinou na perfeição com Gonçalo Guedes e apontou o segundo golo esta época, ele que acabaria por sair lesionado, já na parte final da partida.

O 'conforto' alcançado pelos 'encarnados' foi ameaçado, pouco depois, já que Ederson quase 'borrou a pintura' e o Belenenses só não reduziu o marcador' porque a defesa benfiquista conseguiu anular as intenções de Fábio Sturgeon.

Se no primeiro tempo o conjunto da Luz teve na ala direita a sua força maior, na etapa complementar foi a banda contrária, com Grimaldo e Cervi, apoiados pelas deslocações de Gonçalo Guedes, a destacar-se. O argentino, contratado ao Rosario Central, viria mesmo a rematar à barra, falhando o terceiro golo benfiquista.

Até final, o Benfica limitou-se a gerir o que tinha construído, perante um Belenenses que pareceu limitado e que pouco ou nada conseguiu fazer para impedir a 16.ª vitória consecutiva das 'águias' fora de casa, para o campeonato.

Programa da jornada

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016
Paços Ferreira - Nacional, 1 - 1
Marítimo - Boavista, 1 - 1

Sábado, 22 de Outubro de 2016
Feirense - V. Setúbal, 1 - 1
Sporting - Tondela, 1 - 1
FC Porto - Arouca, 3 - 0

Domingo, 23 de Outubro de 2016
Moreirense - Rio Ave, 1 - 1
Estoril - V. Guimarães, 0 - 2
Belenenses - Benfica, 0 - 2

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2016
Sp. Braga - Desp. Chaves, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?