loading

Fernando Santos finalista do prémio de treinador do ano da FIFA

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, é um dos três finalistas do prémio de treinador do ano da FIFA, anunciou hoje o organismo.

Fernando Santos finalista do prémio de treinador do ano da FIFA

O técnico que conduziu Portugal ao título de campeão europeu em 2016 terá a concorrência do francês Zinedine Zidane, vencedor da Liga dos Campeões europeus com o Real Madrid, e do italiano Claudio Ranieri, campeão de Inglaterra ao serviço do Leicester City.

O nome do premiado será conhecido a 09 de janeiro, durante a Gala da FIFA, que se realiza em Zurique, na Suíça.

Fernando Santos, de 62 anos, que começou a sua carreira de treinador em 1986, como adjunto no Estoril-Praia, vive um dos pontos mais altos do seu percurso, sobretudo face ao inédito título europeu de Portugal.

A distinção de melhor treinador do Mundo da FIFA, um troféu criado em 2010, terá pela segunda vez um treinador português, depois de José Mourinho já ter sido nomeado como finalista em três ocasiões.

Mourinho foi um ‘repetente’ entre os finalistas nas três primeiras edições do prémio, em 2010, 2011 e 2012, vencendo no primeiro ano, face à sua conquista europeia com o Inter de Milão.

Em 2011, José Mourinho terminou em terceiro lugar, atrás de Pep Guardiola e Alex Ferguson, e em 2012 em segundo, atrás de Vicente del Bosque, que tinha, curiosamente, conquistado o título Europeu com a Espanha, e de Pep Guardiola.

Nas cinco edições do prémio da FIFA, a Espanha teve três treinadores espanhóis a vencerem, Pep Guardiola (2011), Vicente Del Bosque (2012) e Luis Enrique (2015), e a Alemanha duas vezes, com Jupp Heynckes (2013) e Joachim Low (2014), podendo agora Portugal ter igualmente dois técnicos vencedores, se Fernando Santos igualar o feito de José Mourinho (2010).

Na lista de finalistas, Fernando Santos concorre com o italiano Claudio Ranieri, campeão inglês pelo Leicester City, e que surge na lista depois de o seu compatriota Carlo Ancelotti também ter sido nomeado em 2014 (foi 2.º), enquanto Zinedine Zidane, campeão europeu com o Real Madrid, é o primeiro francês finalista.

No dia em que são anunciados os finalistas, o Real Madrid comanda a liga espanhola e já está qualificado para os oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto Leicester, também com presença assegurada na fase a eliminar da 'champions', está na metade inferior da classificação da liga inglesa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?