loading

Crónica: FC Porto quebra jejum de vitórias com golo do jovem Rui Pedro

Um golo do jovem avançado Rui Pedro, aos 90+5 minutos, permitiu hoje ao FC Porto quebrar um jejum de vitórias e vencer (1-0) o Sporting de Braga, em jogo da 12.ª jornada da Primeira Liga.

Crónica: FC Porto quebra jejum de vitórias com golo do jovem Rui Pedro

Os 'dragões' puseram fim a uma série de cinco jogos consecutivos sem vencer, e a quatro partidas seguidas sem marcar, depois de um triunfo 'suado', apesar de terem jogado quase uma hora em superioridade numérica.

A equipa de Nuno Espírito Santo, que chegou mesmo a desperdiçar uma grande penalidade, na primeira parte, por André Silva, foi sempre mais pressionante, mas só nos derradeiros instantes conseguiu dobrar um adversário liderado pelo inspirado guarda-redes Marafona.

O tento decisivo apontado por Rui Pedro, jovem avançado de 19 anos, que costuma alinhar na equipa B dos 'azuis e brancos' e que se estreou hoje na I Liga, permitiu ao FC Porto recuperar o terceiro lugar no campeonato.

Os 'dragões' lograram, ainda, encurtar a desvantagem para o líder Benfica para quatro pontos, somando agora 25 pontos, enquanto que o Sporting de Braga desceu para quarto, mantendo os 23 pontos.

A partida começou com um ritmo intenso, com as duas equipas a imprimirem velocidade nas saídas para o ataque, embora cabendo aos 'dragões' maior iniciativa.

Foram, por isso, os locais a desferirem as primeiras ameaças à baliza de bracarense, com um par de remates de André Silva e Oliver Torres, ainda antes do quarto de hora.

Do outro lado, a equipa de José Peseiro tentava responder em contra-ataque, mas o último passe era, quase sempre, uma pecha nos minhotos, que apenas de bola parada, num livre de Wilson Eduardo, obrigaram Casillas a intervenção.

O avançar do cronómetro revelava um FC Porto em crescendo no capítulo ofensivo e, já depois dos 20 minutos, Diogo Jota, com a baliza à mercê, não conseguiu um cabeceamento certeiro, após assistência do muito ativo André Silva.

O jovem ponta-de-lança dos 'azuis e brancos' iniciou, depois, um interessante duelo com Marafona, guardião do Sporting de Braga, que se redimiu de uma má recolocação do esférico, a que Oliver não conseguiu dar a melhor sequência.

Aos 30 minutos, o guarda-redes dos minhotos saiu bem aos pés de André Silva e, aos 37, defendeu uma grande penalidade apontada pelo camisola 10 do FC Porto, que antes tinha sido puxado, na área, por Artur Jorge.

O defesa-central bracarense foi expulso na sequência dessa falta, obrigando José Peseiro a abdicar do ponta-de-lança Stojiljkovic e lançar Rosic para eixo da defesa, para atenuar a inferioridade numérica.

Já em período de compensação do primeiro tempo, e após Brahimi ter entrado para o lugar do lesionado Otávio, o FC Porto voltou a ter soberana oportunidade para desfazer nulo, num cabeceamento de Danilo desviado pelo poste.

O regresso para a segunda parte devolveu um FC Porto pressionante, retirando vantagem da superioridade numérica para 'encostar' o Sporting de Braga à sua área.

Brahimi esteve em destaque nos primeiros minutos do reatamento com dois remates plenos de oportunidade, a que se seguiu um golo anulado a Diogo Jota, por alegada falta sobre Marcelo Goiano.

A impaciência no 'Dragão' ia ganhando volume sonoro à medida que os comandados de Nuno Espírito Santo não conseguiam transpor o último reduto minhoto.

O inspirado Marafona contribuía para o nervosismo portista, defendendo, aos 67, dois remates consecutivos de Diego Jota e Brahimi e aos 75 travando um desvio flagrante de Maxi.

Nesta fase final, o treinador do FC Porto sentia que tinha de arriscar ainda mais, abdicando do lateral-esquerdo Layun e do médio Oliver, para fazer entrar Herrera e jovem atacante Rui Pedro, que se estreou na I Liga aos 19 anos.

O avançado viria a transformar-se na figura da partida, quando, já no quinto dos sete minutos de descontos concedidos por Carlos Xistra, apontou o tento decisivo.

Lançado por Diogo Jota, Rui Pedro desmarcou-se e, no frente a frente com Marafona, rematou com uma serenidade contrastante com os efusivos festejos que 'explodiram' no 'Dragão', após o 1-0 que persistiu até ao final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2016
Marítimo - Benfica, 2 - 1

Sábado, 3 de Dezembro de 2016
Rio Ave - Tondela, 3 - 1
Sporting - V. Setúbal, 2 - 0
FC Porto - Sp. Braga, 1 - 0

Domingo, 4 de Dezembro de 2016
Moreirense - Nacional, 3 - 1
Feirense - Arouca, 0 - 2
Estoril - Belenenses, 1 - 1
V. Guimarães - Desp. Chaves, 1 - 1

Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2016
Paços Ferreira - Boavista, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?