loading

Crónica: Opções erradas colocam Sporting fora das taças europeias

O Sporting foi hoje afastado das competições europeias de futebol ao perder com o Legia por 1-0, na sexta e última jornada do grupo F da Liga dos Campeões de futebol, na sequência de uma estratégia e de opções técnicas erradas.

Crónica: Opções erradas colocam Sporting fora das taças europeias

O Sporting, que viu os polacos adiantarem-se aos 30 minutos, por Guilherme, não ficou apenas afastado das competições europeias, em último lugar do grupo - um empate assegurava a presença na Liga Europa -, uma vez que os seus jogadores foram forçados a tremendo desgaste na segunda parte na procura do golo do empate, a quatro dias de distância do dérbi com o Benfica, na qual está em causa a liderança do campeonato.

Os equívocos começaram, desde logo, com a opção por três centrais, Paulo Oliveira, Coates e Rúben Semedo, esquema ao qual a equipa não está rotinada, o que prejudicou claramente a dinâmica ofensiva da equipa, que ficou com a asa direita ‘coxa’, onde Gelson Martins ficou com a sua influência cortada em face das alterações introduzidas.

A opção por três centrais tão-pouco garantiu maior coesão defensiva, visto que o Legia, antes de inaugurar o marcador, aos 30 minutos, por Guilherme, num lance em que a defesa ‘meteu água’, desfrutou de mais três oportunidades soberanas de chegar ao golo.

A primeira logo aos 07 minutos, por Prijovic, a colocar a bola no fundos das redes de Rui Patrício, valendo ao Sporting estar ligeiramente adiantado, a segunda aos 26, numa má reposição de bola do guarda-redes ‘leonino’, que isolou o mesmo jogador, que rematou à rede lateral, e a terceira por Odjidja, cujo ‘chapéu’ passou a centímetros do poste direito da baliza ‘leonina’.

Do ponto de vista ofensivo, o Sporting não existiu praticamente durante a primeira parte e saltava à vista a necessidade de Jorge Jesus retomar o modelo habitual, com a entrada de Esgaio, mas só o fez aos 58 minutos, mantendo em campo o sérvio Markovic, que voltou a ser uma nulidade em termos de rendimento.

Com as entradas de Esgaio e, sobretudo, de Bryan Ruiz, o Sporting assumiu, finalmente, o comando do jogo, mas deparou então com uma equipa do Legia a defender com o bloco recuado, com as linhas muito juntas, sem dar espaços, à espera que os ‘leões’ assumissem toda a ‘despesa’ do jogo, forçando os seus jogadores a um desgaste enorme a quatro dias do dérbi da Luz.

Jesus ainda lançou mão de André, sacrificando o lateral esquerdo Zeegelaar, aos 68 minutos, no assédio final à baliza polaca, mas perante um adversário acantonado e moralizado, a dar tudo em cada lance, o Sporting ficou dependente de algum lance de sorte numa grande área aglomerada de jogadores.

Gelson Martins ainda ‘ofereceu de bandeja’ o golo a André, aos 73 minutos, mas este falhou rotundamente, e à medida que os minutos se escoavam, o discernimento diminuía, ao mesmo tempo que a equipa ficava exposta aos contra-ataques do Legia, que chegou a estar muito perto do 2-0 nos minutos finais.

Programa da jornada

Terça-feira, 6 de Dezembro de 2016
Benfica - Napoli, 1 - 2
Barcelona - Mönchengladbach, 4 - 0
Man City - Celtic, 1 - 1
Bayern München - Atlético Madrid, 1 - 0
Basel - Arsenal, 1 - 4
Dynamo Kyiv - Besiktas, 6 - 0
PSG - Ludogorets, 2 - 2
PSV - Rostov, 0 - 0

Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016
Juventus - Dinamo Zagreb, 2 - 0
Lyon - Sevilla, 0 - 0
Legia Warszawa - Sporting, 1 - 0
Leverkusen - Monaco, 3 - 0
FC Porto - Leicester, 5 - 0
Club Brugge - Kobenhavn, 0 - 2
Real Madrid - Dortmund, 2 - 2
Tottenham - CSKA, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?