loading

Crónica: Sporting ‘sacode’ pressão, mas sofre para regressar aos triunfos

O Sporting 'sacudiu' hoje a pressão recente de resultados e bateu o Paços de Ferreira, por 4-2, em jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga, no qual teve de sofrer para regressar aos triunfos.

Crónica: Sporting ‘sacode’ pressão, mas sofre para regressar aos triunfos

Depois de uma primeira parte que fazia antever uma goleada a favor do Sporting, com golos de Adrien (12 minutos, de grande penalidade), Bas Dost (32) e Gelson Martins (35), os pacenses colocaram em 'sentido' a formação de Jorge Jesus, graças a um 'bis' de Welthon (50 e 76).

O conjunto de Alvalade só viria a evitar 'dissabores' maiores graças a um erro do guarda-redes Rafael Defendi, que permitiu que Bas Dost (78 minutos) bisasse e reforçasse a liderança dos melhores marcadores da I Liga, agora com 16 golos (sete nos últimos quatro jogos na prova).

Em vésperas da deslocação ao Dragão, onde não vai contar com William Carvalho, que viu o quinto amarelo, o Sporting regressou aos triunfos, depois de três partidas sem vencer (duas no campeonato e uma na Taça de Portugal) e subiu provisoriamente ao terceiro lugar, com mais dois pontos do que o Sporting de Braga, que só vai jogar na próxima semana, devido à presença na final da Taça da Liga.

Jorge Jesus operou três alterações no 'onze', tendo lançado Rúben Semedo, que regressou após suspensão, William Carvalho e Alan Ruiz para os lugares de Coates, castigado, Palhinha e Zeegelaar, sendo que Bruno César foi aposta no lado esquerdo da defesa.

Desde cedo, os 'leões' não quiseram dar margem de resposta ao adversário e partiram em busca do golo, que esteve perto de acontecer em duas ocasiões: primeiro, Bryan Ruiz e Bas Dost chegaram atrasados para a emenda e, depois, o costa-riquenho não conseguiu dar a melhor sequência a um cruzamento 'teleguiado' de Schelotto.

O golo acabaria mesmo por chegar à passagem dos 12 minutos, graças a uma grande penalidade convertida por Adrien, a castigar uma pretensa falta de Pedro Monteiro sobre o próprio 'capitão' sportinguista.

Apesar da desvantagem, o Paços de Ferreira não se inibiu de tentar atacar a baliza à guarda de Rui Patrício, sempre que dispunha de algum espaço para o fazer, ainda que sem incomodar verdadeiramente o guardião 'leonino', que se limitou a segurar um livre batido por Christian.

No entanto, quando parecia que os castores' estavam a 'crescer', o Sporting deu duas 'machadadas' seguidas nas ambições forasteiras e praticamente resolveu o desfecho da partida.

Pouco depois da meia hora, o líder dos marcadores da I Liga, Bas Dost, concluiu facilmente uma combinação entre Alan Ruiz e Schelotto, antes de Gelson Martins aumentar a contagem, depois de um passe 'magistral' de William Carvalho.

No espaço de três minutos, os pacenses sofriam um forte 'rombo' em Alvalade, mas, ainda assim, não se renderam e, em cima do intervalo, só não reduziram a desvantagem, porque Rui Patrício se opôs com classe a um livre superiormente cobrado por Pedrinho.

De resto, no regresso do descanso, o conjunto da 'Capital do Móvel' mostrou que não se dava por rendido e chegou mesmo ao golo por intermédio de Welthon, avançado que poderia mesmo ter chegado ao 'bis' pouco depois, não fosse mais uma intervenção decisiva de Rui Patrício, a sair aos pés do adversário, que lhe apareceu isolado pela frente.

A formação orientada por Vasco Seabra surgiu descomplexada na etapa complementar e, aos poucos, começou a assumir o comando do jogo e a acreditar que poderia conseguir algo mais que uma 'vitória moral', o que ganhou forma a um quarto de hora do final, quando Welthon apareceu de 'rompante' na sequência de um canto e devolveu esperança aos 'castores'.

Contudo, as legítimas aspirações do Paços de Ferreira duraram pouco tempo e acabaram por ser 'destruídas' pelo próprio guarda-redes, Rafael Defendi, que não sacudiu como deveria um canto e deixou a bola à mercê do holandês Bas Dost, que acabou ali com uma possível reação final dos pacenses.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017
Boavista - Belenenses, 0 - 1

Sábado, 28 de Janeiro de 2017
Tondela - Desp. Chaves, 2 - 0
V. Guimarães - Marítimo, 0 - 0
Nacional - Arouca, 1 - 1
Estoril - FC Porto, 1 - 2
Sporting - Paços Ferreira, 4 - 2

Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017
V. Setúbal - Benfica, 1 - 0

Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2017
Moreirense - Feirense, 1 - 1
Rio Ave - Sp. Braga, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?