loading

Crónica: Rui Patrício defende, Alan Ruiz 'mata' e Sporting vence Rio Ave

Um golo do futebolista Alan Ruiz deu hoje a vitória ao Sporting, por 1-0, na receção ao Rio Ave, em jogo da 22.ª jornada da I Liga, no qual o guarda-redes Rui Patrício completou 400 jogos pelos ‘leões’.

Crónica: Rui Patrício defende, Alan Ruiz 'mata' e Sporting vence Rio Ave

O guardião, de 29 anos, estreou-se pelo Sporting a 19 de novembro de 2006, frente ao Marítimo (vitória, por 1-0), tendo assumido a titularidade na época seguinte e hoje foi graças a ele que o Sporting não sofreu golos já que nos primeiros 20 minutos defendeu quatro ocasiões de golo (duas de Gonçalo Paciência, uma de Gil Dias e outra de Krovinovic), dando ânimo suficiente para os ‘leões’ manterem o foco na baliza adversária.

Frente aos vila-condenses, Jorge Jesus apresentou duas novidades no onze inicial. O central Paulo Oliveira e o lateral esquerdo Jefferson entraram para a equipa titular, tendo relegado Rúben Semedo e Bryan Ruiz para o banco.

Ao longo de 75 minutos, o Rio Ave teve o claro domínio do jogo, mas fez jus à máxima que a posse de bola pouco interessa se não se marcam golos.

Aliás, o Sporting, que mostrou grandes dificuldades nas transições ofensivas, chegou ao golo aos 20 minutos, naquele que foi o primeiro remate enquadrado na baliza a cargo de Cássio, o único totalista do Rio Ave esta temporada.

O capitão William Carvalho roubou a bola a Gil Dias, arrancou na direção da área do Rio Ave e tocou para Gelson Martins. O extremo rematou cruzado para defesa de Cássio para a frente e na recarga Alan Ruiz fez o 1-0.

Apesar do tento sofrido, o Rio Ave manteve-se mais dominador e a causar calafrios à defensiva do Sporting, mas a noite era de Rui Patrício. Aos 25 minutos, voltou a puxar dos galões e a defender o remate de Rúben Ribeiro, numa altura em que Nélson Monte já tinha entrado para o lugar do lesionado Lionn.

Na segunda parte, Jorge Jesus retirou Bruno César, aos 58 minutos, e chamou Bryan Ruiz, procurando ganhar o meio-campo e permitir ao Sporting melhorar na fase de construção já que o avançado Bas Dost nunca recebeu a bola em condições (o excelente posicionamento do central Roderick Miranda também contribuiu para isso) e pouco depois foi a vez de Daniel Podence colocar-se nas costas o holandês substituindo Alan Ruiz.

O jovem jogador leonino esteve muito perto de fazer o 2-0, aos 72 minutos, quando Gelson Martins cruzou para Bas Dost ao segundo poste da baliza de Cássio, que, de cabeça, colocou para trás, mas Podence não conseguiu rematar.

Neste período o Rio Ave perdeu o fulgor e não mais importunou Rui Patrício, apesar de Luís Castro ter trocado Pedro Moreira e Gonçalo Paciência por Jaime Pinto e Hélder Guedes, respetivamente, o que permitiu ao Sporting equilibrar as forças no domínio da bola.

Ao cair do pano, Roderick Miranda ainda introduziu a bola na baliza de Rui Patrício, mas o árbitro setubalense Bruno Esteves assinalou prontamente e bem posição irregular.

Com este triunfo, o Sporting, que se mantém no terceiro lugar do campeonato, soma agora 44 pontos. Já o Rio Ave desce à décima posição e continua com 28, não conseguindo ultrapassar a barreira psicológica dos 30, tida pela maioria dos treinadores como suficiente para garantir a manutenção na I Liga.

Programa da jornada

Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017
FC Porto - Tondela, 4 - 0

Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Desp. Chaves - Arouca, 2 - 0
Moreirense - Estoril, 1 - 1
Feirense - Boavista, 0 - 1
Sporting - Rio Ave, 1 - 0

Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
Paços Ferreira - V. Setúbal, 2 - 1
Belenenses - V. Guimarães, 1 - 1
Sp. Braga - Benfica, 0 - 1

Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017
Marítimo - Nacional, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?