loading

Algarve Cup: Holanda conquista quinto lugar com golo nos descontos

A Holanda conquistou hoje o quinto lugar da Algarve Cup de futebol feminino, com o golo do triunfo sobre o Japão (3-2) a surgir aos 90+3 minutos, quando as europeias jogavam em inferioridade numérica.

Algarve Cup: Holanda conquista quinto lugar com golo nos descontos

No Estádio Algarve, a Holanda chegou a estar a vencer por 2-0, com golos de Anouk Dekker (13 minutos) e Lieke Martens (19), mas o Japão, vice-campeão mundial, chegou à igualdade por Kumi Yokoyama (20) e Sheila Van Den Bulk (77), que marcou na própria baliza quando as holandesas jogavam com menos uma, por expulsão de Mandy Van Der Berg (61).

Quando já todos esperavam pelo prolongamento – a selecionadora holandesa, Sarina Weigman, até já tinha trocado de guarda-redes, Vivianne Miedema deu o triunfo à Holanda, aos 90+3 minutos.

Em relação ao último da fase de grupos, a Holanda, que venceu a Suécia (1-0), entrou com um ‘onze’ completamente renovado, enquanto o Japão, que vinha de um triunfo sobre a Noruega, por 2-0, efetuou quatro alterações.

Num encontro jogado com grande intensidade, o Japão foi o primeiro a criar perigo, num lance de Emi Nakajima pela direita, com Stefanie van der Gragt, no centro da área, a desviar para a barra da sua própria baliza.

Se o Japão esteve perto de se adiantar com um autogolo, a Holanda acabou por marcar num lance estranho, aos 13 minutos. Após um canto da esquerda, a guarda-redes Ayaka Yamashita saiu mal da baliza, com a bola a bater nas costas de uma defesa japonesa e a sobrar para Anouk Dekker, que rematou para a baliza deserta.

A Holanda iria aumentar a vantagem seis minutos depois na sequência de um lance excelente pela direita de Shanice van de Sanden, que passou por duas japonesas e assistiu Lieke Martens para um golo fácil.

Na resposta, aos 20 minutos, Kumi Yokoyama reduziu a diferença, com um remate de longe, que surpreendeu a guarda-redes Loes Geurts.

O Japão esteve perto de empatar à passagem da meia-hora, novamente após um bom lance de Emi Nakajima na direita, com Kumi Yokoyama a falhar o desvio para a baliza por centímetros.

A vencer, a seleção holandesa entrou mais recuada no terreno, com os olhos postos no contra-ataque, aposta que se evidenciou mais a partir dos 61 minutos, quando a capitã Mandy Van Der Berg viu o segundo amarelo.

Com muita posse de bola, o Japão criou várias oportunidades de golos, mas Kumi Yokoyama (68 e 75) atirou duas vezes por cima e Mina Tanaka (72), isolada, deixou a bola fugir.

A igualdade acabou por surgir aos 77 minutos, num autogolo de Sheila Van Den Bulk, após um cruzamento de Yui Hasegawa.

A partir daqui, apenas o Japão continuou a procurar o triunfo, mas acabaria por ser a Holanda, que já tinha lançado a guarda-redes Sari Van Veenendaal para o desempate por grandes penalidades, a marcar o golo do triunfo, no terceiro minuto de descontos.

Apesar de muito desgastada, Vivianne Miedema conseguiu levar a bola até à área contrária, beneficiou de duas más abordagens de defesas japonesas e, a meias com um adversária, acabou por dar o quinto lugar à Holanda.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?