loading

Crónica: Benfica mantém liderança da I Liga com goleada ao Belenenses

O Benfica venceu hoje o Belenenses, por 4-0, no jogo disputado no Estádio da Luz que encerrou a 25.ª jornada da Primeira Liga, mantendo o primeiro lugar, com mais um ponto do que o FC Porto.

Crónica: Benfica mantém liderança da I Liga com goleada ao Belenenses

As linhas do triunfo foram escritas com os golos de André Almeida (12), Mitroglou (52), Salvio (60) e Jonas (90+1), quebrando assim a série de seis jogos sem perder dos 'azuis' do Restelo.

Com vontade de resolver rapidamente o 'clássico' lisboeta, o Benfica teve uma entrada a todo o gás, querendo mostrar que o desaire de Dortmund, que culminou no adeus à Liga dos Campeões na passada quarta-feira, era já passado. Ato contínuo, foram precisos apenas 12 minutos para ver o marcador funcionar pela primeira vez.

Surpresa no 'onze' em virtude da lesão de Nélson Semedo, coube a André Almeida assinar o 1-0. Num bom passe em profundidade de Pizzi, o lateral aproveitou um mau corte de Miguel Rosa para rematar isolado na grande área e bater Cristiano. E assim começava o Benfica a reagir à pressão da liderança provisória do FC Porto.

Contudo, a um início enérgico do Benfica seguiu-se uma queda abrupta de rendimento. A circulação de bola tornou-se lenta, sem imaginação e previsível. Por sua vez, o Belenenses subiu as suas linhas, acertou posicionamentos e conseguiu reduzir espaços aos 'encarnados', mas sem se tornar perigoso para Ederson. Tudo isto ao som de assobios nas bancadas da Luz.

A formação de Quim Machado apenas acordou perto dos 40 minutos e sempre pelo mesmo 'suspeito': Miguel Rosa. O médio fez o primeiro remate dos visitantes aos 37 e, dois minutos depois, obrigou Ederson à primeira defesa. De seguida, Mitroglou respondeu ao colocar a bola na baliza, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

O 1-0 resistiu até ao intervalo, tempo em que se registou na Luz uma manifestação de apoio à candidatura de Lisboa para Capital Europeia do Desporto 2021, com um desfile de crianças do concelho.

Os últimos minutos do primeiro tempo tinham mostrado um Belenenses mais atrevido e a prova foi reforçada logo a abrir a segunda parte, com um remate de Miguel Rosa ao poste. A sorte protegeu então o Benfica, que foi letal na reação. Aos 52, Mitroglou fez o 2-0 num remate colocado de fora da área, após um contra-ataque bem desenhado pelos 'encarnados'.

À eficácia do campeão nacional, o Belenenses devolvia uma tremenda ineficácia, com Maurides a desperdiçar uma excelente ocasião logo a seguir para atenuar a desvantagem. E assim os 'azuis' do Restelo deram nova vida ao velho adágio de que 'quem não marca, sofre'. Aos 60, Salvio imitou o avançado grego e atirou de fora da área para o terceiro golo dos anfitriões.

O Belenenses até conseguiu exibir-se a um nível positivo no segundo tempo e dispor de ocasiões para marcar, mas a falta de pontaria condenou quaisquer esperanças de inverter o desaire. Aliás, este tornar-se-ia ainda mais pesado já em tempo de descontos, com o 4-0 final a ser assinado pelo regressado Jonas.

A uma goleada por 4-0 na Alemanha o Benfica reagiu com uma outra goleada por 4-0, mantendo assim o primeiro lugar da Liga com 63 pontos, mais um do que o rival FC Porto. Já o Belenenses mantém-se no décimo posto, com 32 pontos.

Programa da jornada

Sexta-feira, 10 de Março de 2017
Arouca - FC Porto, 0 - 4

Sábado, 11 de Março de 2017
V. Setúbal - Feirense, 1 - 2
Desp. Chaves - Sp. Braga, 0 - 0
Tondela - Sporting, 1 - 4

Domingo, 12 de Março de 2017
Boavista - Marítimo, 3 - 0
Rio Ave - Moreirense, 3 - 2
V. Guimarães - Estoril, 3 - 3

Segunda-feira, 13 de Março de 2017
Nacional - Paços Ferreira, 1 - 1
Benfica - Belenenses, 4 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?