loading

Inês Simas é a primeira rapariga a integrar seleção sub-12 em Ponta Delgada

A futebolista Inês Simas é a primeira rapariga a ser convocada para a seleção de sub-12 da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD), para participar no torneio regional interassociações que decorre de 21 a 23 de abril, na ilha do Faial.

Inês Simas é a primeira rapariga a integrar seleção sub-12 em Ponta Delgada

"Fiquei muito satisfeita, não estava à espera", disse à agência Lusa Inês Simas que integra a primeira equipa mista do escalão de sub-12 da AFPD, sendo que atualmente a Federação Portuguesa de Futebol já permite equipas mistas até ao escalão de sub-17 em regiões onde não existam equipas de futebol feminino a disputar competições federadas.

A jogadora de futebol de 12 anos, natural da ilha de São Miguel, representa o Clube de Futebol Pauleta desde os cinco anos e confessa que gostava de ter um futuro ligado ao desporto, se possível, como jogadora profissional.

"Gostava de seguir desporto, professora de educação física ou uma coisa assim (...) se possível ser jogadora profissional, isso era o que eu queria mesmo, sei que é difícil, mas gostava. Agora está a começar a entrar mais raparigas, mas ainda tem muitos rapazes", confessa.

Inês Simas admite que a escolha pelo futebol foi influenciada pelo pai, ex-jogador e treinador de futebol em clubes açorianos, nomeadamente no Santa Clara da II Liga, sendo que também a irmã, com 16 anos, já jogou futebol também no mesmo clube.

"A minha irmã já jogou futebol, mas atualmente já não joga porque os rapazes também já são maiores e já não se sentia tão bem a jogar assim com os rapazes", disse, salvaguardando que pretende, ao contrário da irmã, "continuar a jogar".

Antes de uma carreira no futebol profissional, a jovem futebolista tem o sonho de conseguir ir à academia do Sporting, um sonho que o treinador Tiago Pina considera ser possível de alcançar.

"A sua capacidade de trabalho e a sua entrega faz com que possa ter um futuro no mundo do futebol (...) se ela continuar a trabalhar por isso poderá surgir essa oportunidade", admite Tiago Pina, treinador de Inês Simas há uma época.

O treinador de infantis do Clube de Futebol Pauleta, que treina pela primeira vez uma rapariga, garante que os colegas da equipa a veem tal como qualquer outro jogador e até como uma escolha preferencial para "passar a bola em jogadas mais difíceis".

"Veem-na de igual para igual porque ela é muito intensa quer com bola, quer sem bola e noto que ela impõe o respeito, naturalmente, sem precisar de falar", disse.

Também o treinador e selecionador das equipas dos escalões de formação da AFPD, Cláudio Abreu, atesta que Inês Simas "não fica atrás de nenhum atleta masculino" do seu escalão.

"Não fica atrás de nenhum atleta masculino da sua idade. A Inês é uma atleta que é forte fisicamente, uma atleta destemida, com bom passe e com boa visão de jogo e foi isso que nos fez convocar a Inês para esta seleção", disse.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?