loading

Crónica: Tondela vence, reentra na manutenção e `afunda´ Nacional na I Liga

O Tondela venceu hoje o Nacional, por 2-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, resultado que permite aos ‘auriverdes’ manterem-se na luta pela manutenção e que deixou os insulares no fundo da classificação.

Crónica: Tondela vence, reentra na manutenção e `afunda´ Nacional na I Liga

Golos só na segunda parte, primeiro com Jailson, de grande penalidade, a adiantar o Tondela, aos 63 minutos, após uma falta sobre Heliardo na área do Nacional. Osório, os 76 minutos, de cabeça, selou a vitória dos tondelenses, a segunda consecutiva, depois do triunfo na passada jornada (2-1), frente ao Rio Ave, e que relança a equipa de Pepa na fuga à despromoção.

Mais difíceis estão agora as contas do Nacional, em último lugar na classificação da I Liga, a três pontos do Tondela, que é penúltimo, e a quatro pontos do Moreirense, a primeira equipa em posição de manutenção, e que joga apenas, na segunda, 24 de abril, frente ao Desportivo de Chaves.

Duas equipas no fundo da tabela, iguais nos pontos, e na necessidade de vencer, para não correrem o risco de ver aumentada a distância para as posições que garantem a permanência, mas nem por isso a arriscarem na primeira parte.

Jogo muito repartido, com o Tondela sem ponta de lança de raiz e completamente ‘ausente’ na esquerda, a viver dos ‘raides’ na direita de Jhon Murillo e Miguel Cardoso, face a um Nacional que pautava muito o seu jogo pela "batuta" de Tiago Rodrigues, mas sem capacidade para entrar na área ‘auriverde’, o que apenas conseguiu em lances de bola parada.

Ressentiu-se disso a primeira parte, e só aos 32 minutos o Tondela assustou Adriano Fachini, quando Miguel Cardoso ganhou espaço na direita, cruzou para Jhon Murillo, mas o venezuelano não conseguiu a emenda vitoriosa.

Pouco depois, aos 36 minutos, foi Kaká, de cabeça, a obrigar o guarda-redes do Nacional a defesa difícil.

Os madeirenses só aos 45 minutos conseguiram incomodar Cláudio Ramos, quando Salvador Agra desmarcou Aristiguieta, mas o remate do venezuelano saiu fraco e à figura do guarda-redes dos beirões.

No intervalo, Tiago Rodrigues ficou no balneário e João de Deus colocou em campo Washington, mas seria Pepa a ser mais feliz nas substituições. Aos 54 minutos lançou no jogo Heliardo, que, aos 63 minutos, sofreu a grande penalidade que viria a dar o primeiro golo ao Tondela, já que Jaílson não desperdiçou.

O Nacional acusou o golo sofrido e o Tondela galvanizou-se e chegou ao segundo golo aos 76 minutos, com Osório a aparecer desmarcado ao segundo poste e a bater, de cabeça, Adriano Fachini.

Os madeirenses procuraram marcar e reentrar na discussão da partida, mas alguma ineficácia ofensiva, e o acerto da defesa tondelense, mantiveram o resultado inalterado até final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 21 de Abril de 2017
Rio Ave - Arouca, 3 - 0

Sábado, 22 de Abril de 2017
Tondela - Nacional, 2 - 0
Marítimo - Belenenses, 3 - 0
Estoril - V. Setúbal, 3 - 0
Sporting - Benfica, 1 - 1

Domingo, 23 de Abril de 2017
Paços Ferreira - Sp. Braga, 3 - 1
V. Guimarães - Boavista, 2 - 0
FC Porto - Feirense, 0 - 0

Segunda-feira, 24 de Abril de 2017
Moreirense - Desp. Chaves, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?