loading

Crónica: Bas Dost faz ‘hat-trick’, mas não consegue roubar ‘trono’ a Messi

O Sporting fechou hoje a I Liga portuguesa de futebol com uma goleada sobre o Desportivo de Chaves (4-1), mas os três tentos anotados por Bas Dost na 34.ª e última jornada foram insuficientes para destronar Lionel Messi.

Crónica: Bas Dost faz ‘hat-trick’, mas não consegue roubar ‘trono’ a Messi

No capítulo final da I Liga 2016/17, o internacional holandês marcou aos 11, 15 e 90+1 minutos, o primeiro e o último na conversão de grandes penalidades, sendo que, pelo meio, Matheus Pereira já tinha dilatado a vantagem 'leonina', aos 30, antes de William fazer o tento de honra dos flavienses, aos 60.

Bas Dost terminou, assim, a época com 34 golos na prova, mas acabou por perder a corrida pela Bota de Ouro para o 'astro' argentino do FC Barcelona, que encerrou a liga espanhola com 36 e foi coroado 'rei' dos marcadores nos campeonatos europeus.

Contudo, o registo do ponta de lança fê-lo emergir como o melhor marcador das últimas 15 edições da I Liga, sendo apenas superado por outro 'artilheiro' sportinguista, Mário Jardel, que, em 2001/02, somou 42 remates certeiros, que contribuíram sobremaneira para o último título arrecadado pelos 'verde e brancos'.

Para a despedida da temporada, Jorge Jesus operou quatro alterações no 'onze', lançando Beto, Ricardo Esgaio, Palhinha e Matheus Pereira, enquanto William Carvalho nem sequer entrou nas opções para a receção aos flavienses.

Os 'leões' quiseram fechar a época da melhor forma e demonstraram isso mesmo desde o início, não dando quaisquer hipóteses a um adversário que se apresentou em Alvalade sem objetivos de maior a alcançar.

Já o Sporting, que estava na mesma condição, com o terceiro lugar assegurado há muito, queria manter Bas Dost a 'sonhar' com a liderança dos goleadores europeus e o avançado holandês esteve perto de inaugurar o marcador logo no arranque, mas Ricardo fechou a 'porta' ao calcanhar do ponta de lança.

Não foi à primeira, seria à segunda, quando Podence foi derrubado por Ponck dentro da área e permitiu que o melhor marcador do campeonato anotasse mais um na conta pessoal desta época, convertendo a grande penalidade.

Nem cinco minutos volvidos, Bas Dost celebrou novo golo, desta feita ao corresponder com um cabeceamento certeiro a um canto apontado por Matheus Pereira, que, à meia hora, também fez o 'gosto' ao pé, depois de uma iniciativa de Gelson Martins.

O Sporting dominava a seu bel-prazer o encontro e a única dúvida prendia-se com o tempo que seria necessário esperar até surgir novo tento 'leonino' dada a falta de agressividade defensiva dos visitantes, que apenas aos 35 minutos conseguiram o primeiro remate enquadrado, através de Rafael Lopes.

O intervalo acabou por ser bom 'conselheiro' para o Desportivo de Chaves, que surgiu mais afoito na tentativa de 'ferir' o ?leão', algo que esteve muito próximo de acontecer, não fosse o remate de Fábio Martins passar a centímetros do poste.

Jefferson, de quem se diz poder estar de saída de Alvalade, tentou ampliar a vantagem 'leonina' de livre, mas Ricardo e a barra travaram as intenções do lateral-esquerdo, tendo aproveitado os transmontanos para reduzir o marcador, pouco depois, por intermédio de William.

O Sporting estava longe do desempenho da primeira parte, mas, ainda assim, Podence, Bas Dost e Gelson Martins ameaçaram o golo, enquanto do lado contrário o 'mexido' Fábio Martins e o experiente Braga colocaram Beto à prova.

Apesar do pouco tempo que faltava para o apito final e consequente encerramento do campeonato, Bas Dost ainda conseguiu alcançar, na compensação, o terceiro 'hat-trick' da temporada, mais uma vez de grande penalidade, que lhe permitiu fechar a prova com 34 tentos anotados.

Programa da jornada

Sábado, 20 de Maio de 2017
Paços Ferreira - Marítimo, 0 - 0
Rio Ave - Belenenses, 2 - 0
Nacional - V. Setúbal, 1 - 2
V. Guimarães - Feirense, 0 - 1
Boavista - Benfica, 2 - 2

Domingo, 21 de Maio de 2017
Tondela - Sp. Braga, 2 - 0
Estoril - Arouca, 4 - 2
Moreirense - FC Porto, 3 - 1
Sporting - Desp. Chaves, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?