loading

Mundial Sub-20: Portugal com vida difícil, Uruguai e Zâmbia já nos oitavos

Um empate 1-1 com a Costa Rica colocou hoje Portugal numa posição difícil no Mundial de futebol de sub-20, num dia em que Uruguai e Zâmbia garantiram um lugar nos oitavos de final da competição.

Mundial Sub-20: Portugal com vida difícil, Uruguai e Zâmbia já nos oitavos

Depois de uma derrota na estreia, com a Zâmbia (2-1), a equipa das ‘quinas’ sabia que na segunda jornada um triunfo era essencial, para evitar as contas no Grupo C, mas em Jeju a formação treinada por Emílio Peixe continuou a mostrar pouca eficácia.

Tal como tinha acontecido na estreia com a Zâmbia, Portugal – que fez muitas mexidas na frente - foi perdulário, embora ainda chegasse a estar em vantagem, com golo de Diogo Gonçalves, de grande penalidade, aos 38 minutos.

Da mesma forma que esteve a vencer, consentiu o empate quase a abrir a segunda parte, quando o árbitro Abdulrahman Al Jassim, do Qatar, assinalou falta para grande penalidade, a favorecer os costa-riquenhos, e que Marin converteu, aos 48.

O cenário agravou-se, na procura do golo da vitória, para Portugal quando Ruben Dias viu o segundo amarelo e consequente expulsão, aos 71 minutos, deixando a equipa reduzida a dez jogadores, a cerca de 20 minutos do fim.

Quem não perdoou no grupo C foi a campeã africana, a Zâmbia, que depois de ter vencido Portugal, derrotou hoje o Irão por 4-2, num jogo em que esteve a perder por 2-0, mas que virou com golos de Sakala (54), Mwepu (59), Banda (65) e Daka (71).

Um triunfo importantíssimo para os zambianos, que somam seis pontos em dois jogos e têm lugar garantido nos oitavos de final, seja qual for o resultado da última jornada, em que defrontam a Costa Rica (um ponto).

Na terceira e última jornada, Portugal (um ponto) defrontará o Irão (três). Para os ‘oitavos’ qualificam-se as duas primeiras equipas de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados dos seus grupos.

Na fase seguinte está também o Uruguai, vice-campeão em 1997 e 2013, que depois de na estreia ter batido a Itália (1-0), venceu hoje o Japão (2-0), somando seis pontos a uma jornada do final, na qual receberá a África do Sul.

No outro encontro do grupo a Itália manteve aceso o objetivo da qualificação, derrotando os sul-africanos (sem qualquer ponto em dois jogos), por 2-0, e discutirá diretamente o segundo lugar com o Japão na terceira jornada.

Na quinta-feira disputam-se os jogos dos grupos E (França-Vietname e Nova Zelândia-Honduras) e F (Equador-Arábia Saudita e Senegal-Estados Unidos), fechando a segunda jornada do Mundial que decorre na Coreia do Sul.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?