loading

São Domingos de Benfica foi sempre «porto de abrigo», Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi hoje distinguido com a medalha de mérito desportivo pela junta de freguesia de São Domingos de Benfica, local que classificou como "porto de abrigo".

São Domingos de Benfica foi sempre «porto de abrigo», Luís Filipe Vieira

Foi uma cerimónia muito concorrida e que contou em peso com a presença da direção do clube ‘encarnado’ e da respetiva SAD, assim como do técnico Rui Vitória e do ‘capitão’ da equipa de futebol, o brasileiro Luisão.

Fernando Medina, presidente da autarquia lisboeta, também fez questão de marcar presença nesta cerimónia, que teve como principal anfitrião António Cardoso, o presidente da junta de freguesia local.

"Quero salientar a abrangência desta distinção e o reconhecimento de uma personalidade que nasceu e cresceu no Bairro das Furnas, aqui em São Domingos de Benfica", começou por dizer António Cardoso.

O autarca salientou a forte ligação desportiva de Vieira ao bairro lisboeta, onde ainda tem muitos amigos de infância. "Criou um clube, o Leões das Furnas, e edificou o novo Estádio da Luz numa altura em que o clube passava por muitas dificuldades. E convém não esquecer que o Benfica nasceu na freguesia de São Domingos”, salientou.

Por seu lado, Fernando Medina foi parco em palavras, devido à sua rouquidão: “O Benfica teve sempre a preocupação de servir socialmente a cidade de Lisboa. Com Luís Filipe Vieira, o Benfica tem uma história de credibilidade de uma instituição que contribuiu grandemente para a evolução da cidade de Lisboa”, sublinhou o presidente da autarquia lisboeta.

O homenageado não escondeu a emoção: “É muito difícil estar aqui a expressar o que sinto ao receber esta distinção. Nasci e cresci aqui perto, no Bairro das Furnas. E sinto muito orgulho ao ser distinguido desta forma pela Junta de Freguesia", disse, num discurso que teve de interromper por várias vezes, com a voz embargada pela emoção e com as lágrimas a marejarem-lhe o rosto.

“E é uma feliz coincidência que o Benfica tenha nascido nesta freguesia. A minha família e os meus pais também são daqui, pelo que este bairro sempre foi o meu porto de abrigo", adiantou Luís Filipe Vieira, que passou parte significativa dos seus 67 anos de vida em São Domingos de Benfica.

O líder do Benfica recordou ainda que o clube que lidera tem ajudado a projetar internacionalmente a cidade de Lisboa e Portugal.

Luís Filipe Vieira, que assumiu a presidência do Benfica em 2003 e cumpre o seu quinto mandato, admitiu que ainda não está cansado de ganhar, apesar de já ter conquistado seis campeonatos da I Liga, duas Taças de Portugal, sete Taças da Liga e duas Supertaças, em 14 anos.

“Temos outros desafios pela frente e queremos continuar a vencer. Na final da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães (domingo, no Jamaor), pretendemos dar mais uma alegria aos nossos adeptos e associados", garantiu.

Sobre a equipa de futebol, Vieira disse que o treinador Rui Vitória "tem mais três anos de contrato e está super-feliz”, pelo que não está no horizonte do clube “a sua saída", admitindo ainda que podem sair do plantel que se sagrou recentemente tetracampeão da I Liga "um ou outro jogador".

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?