loading

Presidente turco vai banir palavra ‘arena’ dos nomes de estádios na Turquia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje que pediu ao ministro do Desporto para banir a palavra ‘arena’ dos nomes dos estádios, por ser um termo estrangeiro que se refere às batalhas de gladiadores.

Presidente turco vai banir palavra ‘arena’ dos nomes de estádios na Turquia

Num discurso a alunos finalistas de escolas religiosas de Istambul, o presidente turco explicou que é contra a palavra, porque representa “o que se fazia em arenas no passado, onde homens eram esfolados por animais ferozes”.

“Dei instruções ao ministro do Desporto para remover a palavra dos nomes de estádios”, revelou Erdogan, que é um conhecido defensor da língua turca, tendo-se manifestado, na quarta-feira, num congresso dedicado à língua, contra o uso de palavras estrangeiras em sinais e como nome de infraestruturas desportivas.

Vários estádios turcos de futebol incluem ‘arena’ no nome, muitos por razões de patrocínio, como é o caso da Vodafone Arena, do Besiktas, a Turk Telekom Arena, do Galatasay, mas a proibição de Erdogan pode afetar outro tipo de equipamentos desportivos, como a Ulker Sports Arena, pavilhão que alberga a equipa de basquetebol do Fenerbahçe, recentemente campeão da Euroliga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?