loading

Crónica: Triunfo 'suado' coloca Portugal nos 'oitavos' do Mundial Sub-20

Um autogolo aos 86 minutos deu hoje a Portugal uma vitória sofrida, mas justa, sobre o Irão (2-1), que valeu o apuramento para os oitavos de final do Mundial de futebol de sub-20, na Coreia do Sul.

Crónica: Triunfo 'suado' coloca Portugal nos 'oitavos' do Mundial Sub-20

Num jogo em que os portugueses começaram a perder bem cedo (Reza Shekari, 04 minutos) e em que o árbitro anulou, com recurso ao vídeo-árbitro, uma grande penalidade contra a seleção nacional, um golo de Diogo Gonçalves, aos 54 minutos, e um autogolo de Nima Taheri, já perto do final (86), consumaram a reviravolta no marcador.

Depois da derrota com a Zâmbia (2-1) e o empate com a Costa Rica (1-1), Portugal estava obrigado a ganhar para seguir em frente, mas começou muito mal a partida.

Com várias alterações no ‘onze’, a equipa orientada por Emílio Peixe podia ter marcado ainda não estava cumprido o primeiro minuto de jogo, mas José Gomes, isolado por um grande passe de Diogo Gonçalves, atirou contra o guarda-redes contrário.

O Irão respondeu logo a seguir, primeiro com Reza Jefari a pôr à prova Diogo Costa, depois de fugir a Ferro, e, no canto consequente, a inaugurar o marcador, por Reza Shekari, de cabeça, beneficiando da passividade da defesa lusa.

Descontente, Emílio Peixe mexeu na equipa bem cedo, colocando Xadas no lugar de Miguel Luís (26) e o médio do Sporting de Braga até entrou bem no jogo, mas, jogando de forma lenta e denunciada, Portugal não conseguia desbloquear a muralha defensiva do Irão.

O primeiro minuto, agora da segunda parte, voltou a ser de perigo na baliza contrária: Diogo Dalot ‘disparou’ cruzado já dentro da área, o guardião iraniano defendeu com dificuldade e, na recarga, Xadas atirou para as ‘nuvens’.

O selecionador nacional retirou depois o central Ferro para abrir a frente de ataque com Hélder Ferreira (49), ficando por se perceber porque não o fez logo no reatamento, e o jogo tornou-se de sentido único.

O empate chegou pouco depois, com Diogo Gonçalves a aproveitar da melhor maneira, com um excelente remate em arco, uma má saída do guardião iraniano, após canto da direita (54).

Portugal metia muita gente no ataque, mas, depois, não tinha clarividência para ultrapassar a densa barreira defensiva contrária.

Uma das raras exceções surgiu aos 68 minutos, mas José Gomes voltou a estar em evidência pela negativa, ao desperdiçar mais uma oportunidade flagrante, desta vez de cabeça, após um bom centro de Diogo Dalot da direita.

O avançado saiu pouco depois, entrando Xande Silva para o seu lugar (72) e, logo a seguir, o árbitro assinalou grande penalidade contra Portugal, por alegada mão de Jorge Fernandes.

Contudo, depois de recorrer ao vídeo-árbitro, o equatoriano Roddy Zambrano anulou a decisão inicial depois de rever o lance numa televisão, na chamada zona neutra.

Aos 86 minutos, chegou o segundo golo de Portugal, marcado por Nima Taheri na própria baliza, ao tentar impedir um centro de Xande Silva da direita.

Aos 90+3 o Irão ainda assustou, com um cabeceamento perigoso de Aref Gholami, mas o triunfo não fugiu a Portugal que, na terça-feira, vai defrontar a Coreia do Sul, seleção anfitriã, nos oitavos de final da competição.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?