loading

Euro sub-21: Portugal 'obrigado' a marcar quatro golos frente à Macedónia

A Eslováquia venceu hoje a Suécia 3-0, na última jornada do grupo A do Euro2017 de sub-21 de futebol, obrigando Portugal a marcar quatro golos e a não permitir que a Macedónia faça mais do que um.

Euro sub-21: Portugal 'obrigado' a marcar quatro golos frente à Macedónia

Surpreendentemente, a seleção eslovaca venceu de forma concludente a campeã em título, a Suécia, que o conquistou ao vencer a final frente a Portugal na marcação de penáltis, na edição de há dois anos, disputada na República Checa.

Esperava-se mais dos suecos, que partiram para a última jornada ainda com hipóteses de vencer o grupo, mas os eslovacos cedo deixaram perceber ao que vinham, ao protagonizarem uma entrada forte no jogo, que lhes permitiu aos 22 minutos estarem a vencer já por 2-0.

O primeiro golo surgiu logo aos cinco minutos, pelo médio Martin Chrien, a finalizar ao segundo poste, após cruzamento da esquerda, e o segundo ao minuto 22, de autoria de outro médio, Jaroslav Mihalik, numa situação de contra-ataque.

Na segunda parte, a Suécia, finalmente, deu um ar da sua graça com as alterações introduzidas pelo selecionador Hakan Ericson, que lançou em campo logo após o intervalo Muamer Tankovic e Niclas Eliassen, empurrando os eslovacos para as imediações da sua área, mas os seus avançados revelaram-se perdulários em frente da baliza.

Acabaria por ser a Eslováquia, que assumiu uma postura defensiva na primeira meia-hora da segunda parte, a chegar ao terceiro golo, aos 73 minutos, por Lubomir Satka, com um remate seco fora da área.

Este resultado obriga a seleção portuguesa a marcar, pelo menos, quatro golos frente à Macedónia, e a não permitir que esta faça mais do que um, na sexta-feira, em jogo da última jornada do grupo B, para poder continuar a manter aspirações de se qualificar para as meias-finais da competição.

Com efeito, o regulamento da prova aponta como critérios de desempate para apurar, pela ordem que se segue, o melhor segundo classificado (que se qualifica juntamente com os vencedores dos três grupos): o número de pontos, seguido da diferença entre golos marcados e sofridos, o número de golos marcados, a disciplina e o ‘ranking’ da UEFA na altura do sorteio.

Ora, a Eslováquia, segundo classificado do grupo A, soma seis pontos e uma diferença de três golos favorável (6-3), o que significa que Portugal terá sempre de marcar quatro golos e não sofrer mais do que um frente à Macedónia para continuar a sonhar com a presença nas meias-finais.

O facto de ter de marcar quatro golos decorre de a circunstância da seleção portuguesa estar em desvantagem em relação à congénere eslovaca no quarto critério, a disciplina, uma vez que soma já sete cartões amarelos em dois jogos contra quatro do seu opositor em três partidas.

No outro jogo do grupo hoje disputado, a Inglaterra assegurou o primeiro lugar e o apuramento direto ao vencer a seleção anfitriã, a Polónia, por 3-0.

Após a realização dos dois jogos que encerram o grupo B marcados para sexta-feira, o Espanha-Sérvia e o Portugal-Macedónia, faltará ainda disputar a última jornada do grupo C, que contempla as partidas Itália-Alemanha e o República Checa-Dinamarca.

A Alemanha lidera com seis pontos, seguido da República Checa e a Itália, ambos com três pontos e o mesmo número de golos marcados e sofridos (3-3), e da Dinamarca, que ainda não somou qualquer ponto.

Programa da jornada

Quinta-feira, 22 de Junho de 2017
Eslováquia S21 - Suécia S21, 3 - 0
Inglaterra S21 - Polónia S21, 3 - 0

Sexta-feira, 23 de Junho de 2017
Macedónia do Norte S21 - Portugal S21, 2 - 4
Sérvia S21 - Espanha S21, 0 - 1

Sábado, 24 de Junho de 2017
Itália S21 - Alemanha S21, 1 - 0
Chéquia S21 - Dinamarca S21, 2 - 4

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?