loading

Euro feminino: Portugal 'encontra' Escócia pela 11.ª vez

A seleção portuguesa de futebol feminino efetuará no domingo, no Estádio do Sparta de Roterdão, na Holanda, o 11.º jogo com a Escócia, mas o primeiro numa grande competição.

Euro feminino: Portugal 'encontra' Escócia pela 11.ª vez

As duas equipas são estreantes num Europeu de futebol feminino e, ao longo da história, desde 1994, encontraram-se várias vezes em fases de qualificação, com um registo favorável às britânicas.

É preciso recuar 23 anos, até 1994, para lembrar a última vitória de uma seleção portuguesa de futebol feminino diante da Escócia, quando Portugal goleou no Barreiro, por 8-2, num jogo em que a mais internacional de sempre, Carla Couto, ‘bisou’.

Antes, também na qualificação para o Europeu de 1995, a equipa das ‘quinas’ tinha vencido (2-1) no Forthbank Stadium, em Stirling, naquelas que são as duas únicas vitórias frente às escocesas.

Depois, a equipa britânica empatou três jogos, em 2001, 2007 e, no último, em 2014, na qualificação para o Mundial de 2015, em Viana do Castelo, com a atual sub-capitã portuguesa Dolores Silva a fazer o 1-1, aos 89 minutos, de grande penalidade.

Os confrontos entre os dois conjuntos contabilizam ainda cinco vitórias para a Escócia, duas vezes em 2002, em 2003, 2004 e 2008, um dos quais também com pesada diferença no marcador, com um triunfo por 8-1 sobre as lusas, em Nelas.

No domingo, as duas equipas irão defrontar-se pela 11.ª vez, pela primeira vez num grande palco, em jogo da segunda jornada do grupo D do Europeu feminino, que terá início às 18:00 (17:00 de Lisboa), com arbitragem da húngara Katalin Kulcsár.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?