loading

Crónica: Benfica começa demanda pelo penta com triunfo seguro sobre o Braga

O Benfica lançou-se hoje ao caminho pela conquista do inédito pentacampeonato nacional de futebol da melhor forma, ao vencer em casa o Sporting de Braga, por 3-1, no encontro da primeira jornada da I Liga portuguesa.

Crónica: Benfica começa demanda pelo penta com triunfo seguro sobre o Braga

Poucos dias após ter arrecadado a sétima Supertaça do palmarés, o conjunto da Luz iniciou a defesa do título nacional com tentos de Seferovic (15 minutos), Jonas (30) e Salvio (57), não dando grandes hipóteses de réplica ao Sporting de Braga, que ainda reduziu na primeira parte, por Hassan (43).

Com oito ausências forçadas para o arranque do campeonato, Rui Vitória recorreu, como era expectável, ao internacional português Eliseu para render o lesionado Grimaldo na lateral esquerda, tendo sido esta a única alteração no ‘onze' que iniciou o confronto da Supertaça, diante do Vitória de Guimarães (3-1).

Já os bracarenses, que vinham de um triunfo sobre os suecos do AIK (2-1), também se apresentaram com novidades, com Abel Ferreira a promover as entradas de Vukcevic, Ricardo Horta e o jovem Xadas na equipa titular.

De resto, o médio montenegrino, juntamente com Fransérgio, foi dos mais expeditos nos instantes iniciais, conduzindo algumas saídas rápidas do Braga, e ainda antes dos 10 minutos teve mesmo no pé esquerdo uma oportunidade de ‘ouro' para inaugurar o marcador, mas falhou por completo a bola.

A resposta benfiquista não poderia ser mais eficaz e, já depois de ter ameaçado com um cabeceamento à figura de Matheus, Seferovic anotou o primeiro golo do Benfica na edição 2017/18 do campeonato, concluindo da melhor forma uma iniciativa de Jonas na esquerda.

O avançado suíço, que já tinha marcado na Supertaça, voltou a demonstrar ser uma opção cada vez mais válida para formar dupla com Jonas, oferecendo inúmeras soluções aos companheiros de equipa, ora a pedir a bola no pé, ora a explorar a profundidade.

Ainda assim, os ‘arsenalistas' nunca se ‘encolheram' no campo e só não alcançaram o empate, pouco depois, porque Eliseu foi providencial na antecipação a Rui Fonte, só que quem tem Jonas tem ‘golo' e o avançado brasileiro dilatou a vantagem, num remate de ‘ressaca'.

Curiosamente, foi na melhor fase das ‘águias' que o Sporting de Braga reduziu, já em cima do intervalo, por intermédio de Hassan, que surgiu nas costas de Jardel e bateu Bruno Varela.

No regresso do descanso, Pizzi mostrou as intenções dos tetracampeões nacionais, que quase tiraram partido de um erro de Rosic, não fosse a pronta intervenção de Raul Silva, a anular as intenções de Seferovic.

Contudo, o momento menos feliz do central sérvio não se cingiu àquele instante, já que, pouco depois, ao tentar cortar um cruzamento de Cervi, acabou por retirar o guarda-redes Matheus da jogada, deixando Salvio à vontade para fazer o terceiro tento das ‘águias'.

Fransérgio procurou relançar novamente os minhotos, com um remate de muito longe, mas esse seria o ‘canto do cisne' para os visitantes, que não mais tiveram capacidade para se aproximar da baliza benfiquista e ainda viram Seferovic, primeiro, e Jonas, depois, ficarem muito perto do golo.

Com o triunfo assegurado, Rui Vitória aproveitou os últimos instantes para promover a estreia de Diogo Gonçalves na I Liga e apenas uns curtos centímetros separaram-no de um arranque oficial de ‘sonho', após um cruzamento a ‘regra e esquadro' de André Almeida.

Programa da jornada

Domingo, 6 de Agosto de 2017
Desp. Aves - Sporting, 0 - 2
V. Setúbal - Moreirense, 1 - 1

Segunda-feira, 7 de Agosto de 2017
Portimonense - Boavista, 2 - 1
Feirense - Tondela, 1 - 1
Rio Ave - Belenenses, 1 - 0

Terça-feira, 8 de Agosto de 2017
Marítimo - Paços Ferreira, 1 - 0

Quarta-feira, 9 de Agosto de 2017
FC Porto - Estoril, 4 - 0
Benfica - Sp. Braga, 3 - 1

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017
V. Guimarães - Desp. Chaves, 3 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?