loading

Crónica: Sporting de Braga vira resultado e bate Portimonense

O Sporting de Braga venceu hoje o Portimonense, 2-1, depois de ter estado a perder, consumando o triunfo 'suado' com golos de Xadas e Rui Fonte, em jogo da segunda jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Sporting de Braga vira resultado e bate Portimonense

O Portimonense saiu na frente do marcador, aos 25 minutos, com Paulinho a materializar a melhor fase dos algarvios no encontro, mas Xadas, com um grande golo a terminar a primeira parte (45+2), e Rui Fonte, já na segunda (68), viraram o resultado.

As equipas vinham de desfechos antagónicos na ronda inaugural do campeonato, os minhotos de uma derrota na Luz, com o Benfica (3-1), e os algarvios de uma vitória, em casa, diante do Boavista (1-0). No Sporting de Braga, Bruno Viana ‘roubou’ o lugar a Rosic no eixo defensivo, enquanto o Portimonense repetiu a equipa.

O primeiro lance de perigo até pertenceu à equipa da casa, com um ‘bico’ de Ricardo Horta ligeiramente ao lado, mas mais perigosa foi a resposta do Portimonense, com Fabrício a ficar a centímetros do golo com um remate rasteiro cruzado (14).

O futebol rendilhado dos algarvios, com Paulinho e Ewerton em destaque, superiorizava-se ao pouco ligado jogo dos minhotos e foi sem grande surpresa que o Portimonense se adiantou no marcador à passagem do minuto 25.

Centro da direita de Wellington Carvalho, Bruno Tabata antecipou-se a Ricardo Esgaio, que pareceu derrubar o adversário na grande área, mas o árbitro João Capela nada assinalou e a bola seguiu para o remate certeiro de Paulinho.

O Braga tentou responder, mas quase sempre de forma pouco clarividente, facilitando a tarefa defensiva do Portimonense. Faltavam imprevisibilidade e magia ao futebol bracarense, características que surgiram praticamente no último lance da primeira parte, por Xadas.

O internacional sub-20 português recebeu de costas para a baliza, sobre a direita, virou-se e rematou de fora da área, em força e jeito, marcando um grande golo (45+2).

A equipa da casa entrou na segunda parte muito mais pressionante e, aos 52 minutos, esteve muito perto de virar o resultado, mas Ricardo Pessoa, em cima da linha de golo, desviou o cabeceamento de Bruno Viana após canto de Jefferson.

Pouco depois, Rui Fonte, de cabeça, falhou de forma clamorosa o 2-1 após um grande cruzamento de Jefferson (56).

Abel Ferreira fez uma dupla substituição aos 61 minutos, apostando em Danilo e Fábio Martins (saíram Vukcevic e Ricardo Horta) e, sete minutos depois, este último assistiu Rui Fonte, que fez a ‘cambalhota’ no marcador aproveitando também um mau posicionamento da defesa algarvia.

Vítor Oliveira só mexeu na equipa depois de estar a perder, também com duas alterações de uma assentada, mas nem Pires nem Manafá trouxeram algo de substancialmente diferente.

Contudo, de forma sempre personalizada e organizada, o Portimonense tentou chegar ao empate, mas o Sporting de Braga fechou bem o seu último reduto e conseguiu segurar a vantagem.

Programa da jornada

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017
Sporting - V. Setúbal, 1 - 0

Sábado, 12 de Agosto de 2017
Moreirense - Feirense, 0 - 0
Belenenses - Marítimo, 1 - 0
Boavista - Rio Ave, 1 - 2

Domingo, 13 de Agosto de 2017
Paços Ferreira - Desp. Aves, 2 - 2
Sp. Braga - Portimonense, 2 - 1
Tondela - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017
Estoril - V. Guimarães, 3 - 0
Desp. Chaves - Benfica, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?