loading

Crónica: Estoril castiga erros do Vitória e soma primeiro triunfo na Liga

O Estoril-Praia conseguiu hoje o primeiro triunfo na I Liga de futebol ao derrotar nesta segunda jornada o Vitória de Guimarães, por 3-0, num encontro disputado no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira.

Crónica: Estoril castiga erros do Vitória e soma primeiro triunfo na Liga

O resultado convincente dos estorilistas, que vinham de uma goleada (4-0) sofrida na estreia na prova frente ao FC Porto, foi alcançado graças a um aproveitamento implacável dos erros da formação vitoriana. Pedro Monteiro fez de cabeça o primeiro golo, aos 19, e Kléber, com um ‘bis’ na segunda parte (63 e 80), consumou a vitória.

Os primeiros minutos de jogo ficaram marcados pela ausência de uma tendência clara entre as duas formações, mas o Estoril puxou primeiro a si a iniciativa e partiu em busca do golo. Depois de tentativas assinadas por Allano e Kléber - dois dos melhores em campo -, coube ao central Pedro Monteiro inaugurar o marcador.

Quando estavam cumpridos 19 minutos, o defesa subiu mais alto do que toda a gente e correspondeu de cabeça ao pontapé de canto cobrado por Eduardo, beneficiando de um erro de cálculo do guardião Miguel Silva na saída para tentar agarrar a bola. A primeira falha encontrava o primeiro golo, numa história que se repetiria ao longo da partida.

Com o conforto da vantagem, a equipa de Pedro Emanuel adotou uma postura mais pragmática e ‘convidou’ o Vitória a subir no terreno. A segurança que os estorilistas mostravam acabou por ser traída por Wesley aos 38, com o médio brasileiro a ser expulso por acumulação de amarelos e a deixar os anfitriões em inferioridade numérica.

Do Vitória esperava-se no segundo tempo uma natural reação em busca da igualdade, até por força de ter mais um elemento. Um equívoco, como ficaria assinalado pela expulsão de João Vigário, logo aos 49, que voltou a nivelar os acontecimentos e a serenar a equipa da casa.

O desacerto dos minhotos foi uma constante, já que aos 59 minutos voltou a aniquilar as suas próprias chances de discutir o jogo. De um erro crasso do recém-entrado Sacko, que fez um lançamento lateral para os pés de Kléber, nasceu o segundo golo do Estoril.

O avançado brasileiro caiu após um contacto com Josué e Carlos Xistra apontou sem dúvidas para a marca da grande penalidade. Porém, ao primeiro cartão amarelo exibido ao central vimaranense seguiu-se a consulta ao vídeo-árbitro. A decisão seria alterada para cartão vermelho, deixando o Vitória a jogar com nove. Ato contínuo, Kléber não perdoou no penálti.

O 3-0 final foi consumado já aos 80 minutos, com nova bola perdida por Sacko a originar uma boa jogada rápida do ataque do Estoril e concluída novamente por Kléber.

Foi a despedida do Vitória deste encontro, sem criar grandes ocasiões de perigo, sem qualquer rasgo nas alterações e mostrando-se muito abaixo do nível de outros jogos. Já o Estoril exibiu grande serenidade e mostrou que o pesado desaire sofrido no Dragão foi um mero tropeção, controlando a partida até ao apito final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017
Sporting - V. Setúbal, 1 - 0

Sábado, 12 de Agosto de 2017
Moreirense - Feirense, 0 - 0
Belenenses - Marítimo, 1 - 0
Boavista - Rio Ave, 1 - 2

Domingo, 13 de Agosto de 2017
Paços Ferreira - Desp. Aves, 2 - 2
Sp. Braga - Portimonense, 2 - 1
Tondela - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017
Estoril - V. Guimarães, 3 - 0
Desp. Chaves - Benfica, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?