Paços Ferreira: Clube contesta em comunicado erro grosseiro de Xistra

O Paços de Ferreira defendeu hoje que 'o mito' do vídeo-árbitro só funcionou por três jornadas na I Liga de futebol, tecendo duras críticas ao 'erro de análise' de Carlos Xistra que ditaria a vitória do Feirense (2-1).

Paços Ferreira: Clube contesta em comunicado erro grosseiro de Xistra

Num comunicado com sete pontos, a direção pacense dá conta do seu inconformismo face à grande penalidade assinalada pelo árbitro Carlos Xistra no jogo da terceira jornada com o Feirense, após consulta ao vídeo-árbitro (VAR), e fala num erro que 'pode vir a revelar-se decisivo no futuro, desvirtuando assim a verdade desportiva, fim último da introdução de novas tecnologias que tanto se apregoou'.

«A direção do FCPF SDUQ não pode conformar-se - sem recurso a todos os meios legais ao seu dispor - com todos os factos ocorridos (…). Na realidade, a equipa de arbitragem auxiliada por todos os meios técnicos ao seu dispor decidiu pela manutenção de um erro de análise de um lance ocorrido no final do jogo, o qual nos retirou a possibilidade de pontuação, facto que pode vir a revelar-se decisivo no futuro», pode ler-se no comunicado partilhado na página oficial do Paços de Ferreira na Internet.

Os pacenses alegam que tal decisão, que classificam de 'erro grosseiro e indesculpável', pode afetar os objetivos finais do clube e ter influência direta na classificação de todas as outras equipas, desvirtuando, assim, a verdade desportiva.

«O FC Paços de Ferreira tem a perfeita consciência de que a introdução do VAR não erradicará de todo a existência de erros na análise de lances em quaisquer jogos de futebol e muito menos fará disfarçar a falta de qualidade e competência de alguns agentes desportivos. No entanto, não ter a capacidade objetiva de análise quando se dispõe de meios para que assim suceda, ao arrepio de posições unânimes, não pode deixar de preocupar a direção do FC Paços de Ferreira e logicamente todas as instâncias desportivas», pode ainda ler-se.

Num tom duro, a direção pacense acentua as críticas à atuação de Carlos Xistra, acusando ainda o árbitro da associação de Castelo Branco de ter permitido que 'o jogo decorresse durante seis minutos da primeira parte e cinco minutos da segunda parte sem as condições técnicas de iluminação exigidas por Regulamento e imperativo legal'.

«E, bem assim, aceitou ou decidiu a colocação do dispositivo de análise de lances no âmbito do vídeo-arbitro em local não adequado em termos regulamentares, porquanto tal dispositivo deve situar-se no lado oposto àquele em que se situam os bancos das equipas técnicas e suplentes, o mais central possível, o que no caso em apreço nada impedia que assim fosse», denunciou o clube.

Ainda sobre esta matéria, o Paços faz notar que 'tal dispositivo foi colocado e utilizado pela equipa de arbitragem junto a uma das bancadas topo destinada a adeptos e ao grupo organizado de adeptos afetos à equipa da casa'.

«A equipa de arbitragem ao conformar-se com a atuação referida potenciou e contribuiu - ativa e decisivamente - para a violação das recomendações regulamentares potenciadoras de influência direta no resultado desportivo, violando tais normas, com consequências que não poderão deixar de ser assacadas com a consequente responsabilização», conclui o comunicado.

Programa da jornada

Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
Rio Ave - Portimonense, 2 - 0

Sábado, 19 de Agosto de 2017
Tondela - Estoril, 2 - 3
V. Guimarães - Sporting, 0 - 5
Benfica - Belenenses, 5 - 0

Domingo, 20 de Agosto de 2017
V. Setúbal - Desp. Chaves, 1 - 1
FC Porto - Moreirense, 3 - 0
Desp. Aves - Sp. Braga, 0 - 2
Marítimo - Boavista, 1 - 0

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
Feirense - Paços Ferreira, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si