loading

Crónica: Benfica e Rio Ave empatam e cedem os primeiros pontos da época

Rio Ave e Benfica empataram hoje 1-1, em partida da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, acabando por ceder os primeiros pontos da temporada.

Crónica: Benfica e Rio Ave empatam e cedem os primeiros pontos da época

Os dois conjuntos, que somavam três vitórias nas três iniciais rondas da competição, não se conseguiram superiorizar ao longo dos 90 minutos de um jogo muito emotivo e sempre jogado a elevado ritmo.

Os locais até foram os primeiros a marcar, através de um autogolo de Lisandro López, aos 61 minutos, mas aos 67, Jonas, de grande penalidade, restabeleceu a igualdade que se arrastou até ao final.

Apesar deste empate, ambos os conjuntos lideram o campeonato, com 10 pontos, mais um do que FC Porto e Sporting que, no domingo, defrontam Sporting de Braga e Estoril-Praia, respetivamente.

Os vila-condenses até entraram no jogo sem receios, e apesar da tentativa dos ‘encarnados' em tomar conta dos acontecimentos, cedo se percebeu que o equilíbrio iria ser a nota dominante.

Foram até os locais a criarem as primeiras situações de perigo do encontro, primeiro numa insistência de Francisco Geraldes, culminada com um remate por cima, e, depois, num tiro de longe de Guedes, também sem a melhor pontaria.

Apesar do inicial atrevimento dos nortenhos, o Benfica conseguia criar desequilíbrios sempre que acelerava o jogo, e apesar de ter ficado cedo sem Jardel na defesa, que saiu lesionado ao quarto de hora, ainda criou algumas oportunidades, nomeadamente num remate de Seferovic e num outro de Jonas.

As tentativas do Benfica não foram, ainda assim, suficientes para intimidar os comandados de Miguel Cardoso, que, apresentando um meio-campo bem rotinado, conseguiam operar boas transições.

Ainda antes do intervalo, foi Guedes a ter nos pés a melhor oportunidade da etapa inicial, quando surgiu em boa posição frente à baliza de Bruno Varela, mas claudicou na altura do remate, atirando por cima, empurrando o nulo até ao período de descanso.

No reatamento, o Benfica surgiu mais empenhado e a tentar pressionar o Rio Ave desde os instantes iniciais, apostando em rápidas jogadas, mas que acabavam por se revelar pouco eficazes.

Assim foi numa boa iniciativa de Rafa, aos 57, a que Cervi, na área, não conseguiu dar seguimento, esboçando um remate, em rotação, mas que saiu ao lado.

A resposta dos vila-condenses acabou por ser contundente, pois, com alguma felicidade, a equipa da casa colocou-se em vantagem, graças a um autogolo de Lisandro López.

O defesa central argentino, que tinha entrado para render o lesionado Jardel, acabou por ser apanhado num ressalto de bola, após cruzamento de Bruno Teles e a presença de Guedes, empurrando a bola para sua própria baliza.

No entanto, os festejos dos adeptos da casa acabariam por não durar mais do que cinco minutos, uma vez que, instantes depois, no seguimento de um livre para a área, o árbitro Hugo Miguel assinalou uma falta de Marcão sobre Jonas, apitando para grande penalidade.

Na cobrança do castigo, já aos 67 minutos, Jonas não desperdiçou a oportunidade, e, com tranquilidade, restabeleceu a igualdade, apontando o seu quinto golo da temporada.

O lance fez tremer a formação da foz do Ave, que, mais emocional, começou a abrir mais brechas na sua defesa, permitindo que, num par de ocasiões, fossem grandes defesas de Cássio a impedirem que Rafa e Seferovic operassem a reviravolta.

Os lisboetas ainda insistiram nos derradeiros minutos, colocando Raúl Jiménez – que tinha marcado os golos das últimas duas vitórias ‘encarnadas’ no campeonato em Vila do Conde –, mas a formação nortenha acabou por não ceder, segurando o 1-1 até ao final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017
Belenenses - V. Setúbal, 1 - 1

Sábado, 26 de Agosto de 2017
Paços Ferreira - V. Guimarães, 0 - 0
Moreirense - Tondela, 0 - 3
Desp. Chaves - Feirense, 0 - 2
Rio Ave - Benfica, 1 - 1

Domingo, 27 de Agosto de 2017
Boavista - Desp. Aves, 1 - 0
Sporting - Estoril, 2 - 1
Sp. Braga - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 28 de Agosto de 2017
Portimonense - Marítimo, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?