loading

LC: FC Porto perfeito em representação lusa a três, Sporting 'tomba' sempre

O FC Porto tem o pleno de apuramentos nas cinco vezes em que Portugal contou com três representantes na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Sporting nunca se qualificou.

LC: FC Porto perfeito em representação lusa a três, Sporting 'tomba' sempre

Em 2017/18, pela sexta vez, o futebol luso tem um trio de participantes e o Benfica esteve, com o FC Porto, em todas, sendo que, depois de cinco eliminações consecutivas, logrou, finalmente, o apuramento na época passada.

O trio luso teve sempre FC Porto (vai somar a 21.ª presença) e Benfica (oitava consecutiva) e em quatro ocasiões o conjunto de Alvalade, ‘substituído’ em 2012/13 pelo Sporting de Braga, que não fez melhor do que os 'leões'.

A primeira presença a três aconteceu em 2006/07, com o FC Porto a passar a fase de grupos ao ser segundo do Grupo G, atrás de Arsenal e à frente de CSKA Moscovo e Hamburgo, enquanto o Benfica foi terceiro do F, que apurou Manchester United e Celtic, e o Sporting quarto do B, dominado por Bayern e Inter.

Os ‘dragões’ cairiam, depois, nos oitavos de final, afastados pelo Chelsea, então comandado por José Mourinho, que ganhou 2-1 em casa, após empatar a um no Dragão.

Na época seguinte, os três ‘grandes’ voltaram a juntar-se na fase de grupos e, uma vez mais, só o FC Porto seguiu para os ‘oitavos’, desta vez como vencedor do Grupo A, superando Liverpool, Marselha e Besiktas.

Apesar de terem passado como primeiros, os ‘dragões’ voltaram a tombar nos oitavos de final, agora perante o Schalke 04, que ‘gelou’ o Dragão, no desempate por penáltis (1-4), por culpa de um ‘tal’ de Manuel Neuer.

Por seu lado, o Benfica voltou a ‘tropeçar’ no Celtic, segundo do Grupo D, atrás do AC Milan, enquanto o Sporting foi batido no F por Manchester United e Roma.

Cinco anos depois, os ‘dragões’ estiveram acompanhados de Benfica e Sporting de Braga e o ‘filme’ repetiu-se, com os portistas a serem segundos do Grupo A, cedendo apenas face ao Paris Saint-Germain, para, mais uma vez favoritos, serem afastados nos ‘oitavos’ pelo Málaga (1-0 e 0-2).

O Celtic foi, pela terceira vez, ‘carrasco’ do Benfica, ao ser segundo do Grupo B, arrebatado pelo FC Barcelona, enquanto os ‘arsenalistas’, foram quartos no H, muito longe de Manchester United, Galatasaray e CFR Cluj.

Há três anos, em 2014/15, foram novamente os três ‘grandes’ a representar Portugal na fase de grupos e o FC Porto fez ainda melhor, ao atingir os quartos de final.

Os ‘dragões’ venceram, invictos (quatro vitórias e dois empates), o Grupo H, superando Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbau e BATE Borisov, para, depois, afastarem o Basileia, antes de serem eliminados pelo Bayern Munique, que assustaram (3-1), para, depois, serem goleados na Alemanha por 6-1.

O Benfica acabou último do Grupo C, batido por Mónaco, Bayer Leverkusen e Zenit, e o Sporting ficou em terceiro do F, à frente do Maribor, mas cedendo face a Chelsea e Schalke 04.

Na época passada, o FC Porto manteve a tradição, ao seguir para os ‘oitavos’, após superar, no Grupo G, conquistado pelo estreante Leicester, o FC Copenhaga e o Clube Brugge.

Junto aos ‘dragões’, seguiu também para os ‘oitavos’ o Benfica, que quebrou a ‘maldição’, ao ser segundo do Grupo B, atrás do Nápoles e à frente de Besiktas e Dinamo Kiev, ao contrário do Sporting, último do F, que teve nos três primeiros lugares Borussia Dortmund, Real Madrid e Legia Varsóvia.

Nos oitavos de final, o FC Porto caiu, face à Juventus (0-2 em casa e 0-1 fora), tal o Benfica, que ainda venceu em casa o Borussia Dortmund (1-0), mas, depois, foi goleado na Alemanha (0-4).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?