loading

Crónica: Poder de fogo do Sporting 'abate' Tondela em Alvalade

O Sporting venceu o Tondela por 2-0, em jogo da sexta jornada da I Liga de futebol disputado no Estádio José Alvalade, e deu sequência à sua invencibilidade, isolando-se provisoriamente no primeiro lugar do campeonato.

Crónica: Poder de fogo do Sporting 'abate' Tondela em Alvalade

O triunfo da formação comandada por Jorge Jesus foi alcançado às custas do grande poder de fogo dos 'leões', que chegaram ao golo em dois remates a cerca de 30 metros da baliza do Tondela. Primeiro, por Mathieu, aos 12 minutos, na execução de um livre, depois, pelo já inevitável Bruno Fernandes, aos 72, com mais um 'míssil' de fora da área.

A viver uma plenitude de vitórias e confiança, o Sporting apresentou algumas mudanças face ao triunfo diante do Olympiacos, surgindo com Iuri Medeiros, Coentrão, Bas Dost e Alan Ruiz no 'onze'. Perante o Tondela, Jorge Jesus deu os primeiros passos no sentido da rotatividade na gestão da equipa, algo que assumiu não ter ainda feito esta época como em anos anteriores.

Com o apoio de 42.401 adeptos, entre os quais se encontrava Cristiano Ronaldo, as fragilidades do opositor e a motivação extra da derrota (2-1) do rival Benfica no Bessa - que motivou os primeiros aplausos da noite em Alvalade -, as alterações não se notaram e os 'leões' entraram naturalmente dominadores. Ato contínuo, o golo parecia uma questão de tempo.

A presença ofensiva era uma constante desde o primeiro minuto, mas o golo do Sporting apareceu logo ao primeiro remate à baliza. Quando estavam decorridos 12 minutos, o central francês Mathieu mostrou as suas qualidades nas bolas paradas e transformou um livre a cerca de 30 metros da baliza de Cláudio Ramos no 1-0 no marcador.

A vantagem deu outro conforto ao favoritismo anunciado do Sporting. Contra um adversário que 'roubou' pontos nas temporadas anteriores, os 'leões' assumiram uma postura mais serena e menos 'explosiva', esperando por uma reação do Tondela que nunca se chegou verdadeiramente a manifestar no primeiro tempo.

E mesmo sem grande dose de inspiração ou brilho, a atuação dos 'leões' chegava para gerir o jogo sem sobressaltos e espreitar um segundo golo, que esteve perto de acontecer antes do intervalo por Iuri Medeiros ou Alan Ruiz.

A viragem para a segunda parte não correu bem a nenhuma das equipas, com a qualidade a cair a pique nos primeiros minutos. Jorge Jesus não perdeu tempo a dar novo impulso ao Sporting e lançou Battaglia e Gelson antes de se cumprir uma hora de jogo. Curiosamente, foi já contra este figurino que o Tondela começou a soltar-se.

Algumas transições rápidas, o risco da vantagem mínima e o aviso dos empates anteriormente concedidos diante dos beirões foram o rastilho para mais uma 'bomba' de Bruno Fernandes. O médio, que foi considerado o melhor jogador da Liga em agosto, fez jus ao estatuto e atirou para o 2-0, com um remate a cerca de 30 metros. E vão cinco golos em apenas seis jornadas.

O golo arrumou as contas do jogo e a débil tentativa de reação da equipa orientada por Pepa, que até ao fim podia ter saído com números mais pesados, mas os postes e o guardião Cláudio Ramos evitaram a derrocada perante um Sporting cada vez mais afirmativo e seguro de si mesmo.

Após este resultado, o Sporting isolou-se à condição no primeiro lugar e passou a somar 18 pontos, mais três do que o FC Porto, que joga somente este domingo com o Rio Ave, e do que o Marítimo, que hoje bateu (2-1) o Desportivo das Aves.

Programa da jornada

Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017
Paços Ferreira - V. Setúbal, 1 - 0

Sábado, 16 de Setembro de 2017
Marítimo - Desp. Aves, 2 - 1
Boavista - Benfica, 2 - 1
Sporting - Tondela, 2 - 0

Domingo, 17 de Setembro de 2017
Belenenses - Estoril, 2 - 1
Rio Ave - FC Porto, 1 - 2
Sp. Braga - V. Guimarães, 2 - 1

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017
Portimonense - Feirense, 2 - 1
Desp. Chaves - Moreirense, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?